Nos últimos dois dias, a categoria em todo o país realizou atos e paralisações para reforçar a luta em defesa da aprovação dos PCSs do Judiciário e do MPU. Em alguns estados, a categoria paralisou as atividades durante 24 horas e em outros foi realizada uma séria de atividades com os servidores nos locais de trabalho. Ao final das mobilizações, os sindicatos discutiram com a categoria o indicativo de greve para os dias 5 ou 6 de maio, conforme aprovado no 7º Congrejufe. Confira abaixo o resultado das assembleias e o calendário de luta em Brasília e nos Estados.
Sindijufe-MT: Assembleia realizada na segunda-feira [26] aprovou a greve em defesa do PCS para o dia 30 de abril, próxima sexta-feira. Na quinta-feira [29], o sindicato realizará, às 15h, na Justiça Federal, nova assembleia para avaliar o cenário após a sessão da Ctasp desta quarta-feira e discutir o cenário de mobilização em nível nacional. Em assembleia realizada na semana passada, os servidores de Mato Grosso já haviam aprovado a paralisação no dia 6 de maio.
Sitra-AM/RR: Após realizarem paralisação de 48 horas, os servidores da JT no Amazonas e em Roraima decidiram, em assembleia geral nesta quarta-feira [28] pela greve por tempo indeterminado a partir do dia 3 de maio. Durante os dias 29 e 30 de abril o sindicato realizará atividades de conscientização com a categoria, como panfletagem e visita aos locais de trabalho.
Sinjeam-AM: Os servidores da Justiça Eleitoral do Amazonas paralisaram as atividades nesta quinta-feira [28] por 24 horas para reforçar a campanha em defesa da aprovação do PL 6613/09. Em assembleia promovida na segunda-feira [26], a categoria também decidiu deflagrar a greve por tempo indeterminado a partir do dia 3 de maio, próxima segunda-feira. De acordo com o sindicato, a categoria aprovou, ainda, assembléia permanente, com a primeira reunião já marcada para o dia 28 de abril.
Sintrajufe-PI: Os servidores do Piauí fizeram grande manifestação, nesta quarta-feira [28], em frente ao TRE, enquanto a sessão da Comissão de Trabalho acontecia na Câmara dos Deputados. Em assembleia realizada ontem, no Fórum Trabalhista, a categoria aprovou o indicativo de greve para 5 de maio, que é o último dia para alistamento e transferência na Justiça Eleitoral.
Sisejufe-RJ: Os servidores do TRT da rua do Lavradio e da Seção Judiciária da Avenida Branco [SJRJ] decidiram, em assembleias na manhã desta quarta-feira [28], entrar em greve nacional a partir de 6 de maio. Nesta quinta-feira [29], o sindicato realizará assembleia, às 12h, na JF da Avenida Venezuela, também para discutir o indicativo de greve a partir do dia 6 de maio.
Sintrajud-SP: Os servidores estiveram mobilizados nesta quarta-feira [28] em frente aos três maiores fóruns e tribunais da capital paulista [TRF-3, TRE e JT/Barra Funda]. Nos encontros, a categoria indicou que a greve por tempo indeterminado deve começar no dia 6 de maio. Em Taubaté, os servidores também aprovaram esse indicativo. Em Santos, haverá assembleia nesta sexta-feira [30], às 11h, no Fórum da JF. No TRF, os servidores aprovaram realizar uma assembleia no próximo dia 5, às 13h, para avaliar o movimento e organizar a greve.
Sindjus-AL: Em assembleia geral, realizada na terça-feira [27], os servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União aprovaram o indicativo de greve para o dia 6 de maio. Os servidores decidiram acatar as deliberações da reunião ampliada da Fenajufe, que será dia 2 de maio. Para isso, foi marcada uma nova assembleia geral, no dia 4 de maio, às 9 horas, no auditório do TRE, para deliberar os encaminhamentos que serão definidos na ampliada.
Sintrajuf-PE: Na terça-feira [27], a diretoria do Sintrajuf-PE passou nos locais de trabalho, no Recife, com o objetivo de construir a mobilização em torno da greve, cujo indicativo aprovado foi o dia 6 de maio. Na ocasião, os representantes do sindicato entregaram panfletos e adesivos aos servidores. Também foram apresentadas, por um grupo de teatro, esquetes sobre o assunto. Na próxima segunda-feira [03] o Sintrajuf realizará uma assembleia geral na Sudene, às 14h, para referendar a deliberação nacional que sairá da reunião ampliada da Fenajufe [02].
Sintrajufe-MA: Em assembleia realizada no dia 20 de março, no prédio da Justiça do Trabalho de Primeira Instância, os servidores aprovaram entrar na greve a partir do dia 6 de maio em todo o Judiciário Federal e MPU no Estado. Nesta terça-feira [27], a categoria paralisou as atividades por duas horas. As paralisações ocorreram de acordo com os horários de expediente dos órgãos.
Sindjus-DF: Nesta quinta-feira [29] o Sindjus-DF realizará assembleia às 17h, na Praça dos Tribunais. Os servidores do DF discutirão a construção da greve em defesa dos PCSs do Judiciário e do MPU. A categoria está sendo convocada, também, para acompanhar a sessão da Ctasp da próxima quarta-feira [05].
Sintrajusc-SC: Os servidores de Santa Catarina realizaram mobilizações nesta terça e quarta-feira [26 e 28]. No dia 27, a entrada do TRE mais uma vez foi colorida de laranja com a presença de servidores da JT, JF e JE que participaram da paralisação de duas horas, das 16 às 18 horas. Foi decidido que, a partir desta quarta, uma Comissão de Mobilização passará nas três justiças para conversar com os servidores e preparar a categoria para o embate que vem pela frente. O Sindicato também irá intensificar o trabalho no interior do Estado. O sindicato realizará assembleia geral na segunda-feira, 3 de maio, às 13 horas, no TRT, para discutir o indicativo de greve nos dias 5 ou 6 de maio.
Sindjufe-BA: A categoria realizou paralisação de 48 horas nesta terça e quarta-feira [27 e 28]. No primeiro dia da paralisação o sindicato realizou assembleias setoriais no TRT e no TRE, com o objetivo de passar os informes gerais sobre o PCS do Judiciário Federal e sobre o PLP 549/09. Na manhã de hoje [28] os servidores acompanharam no TRE, por meio de um telão, a sessão da Comissão de Trabalho, que votaria o PL 6613/09. O sindicato marcou novas assembleias para os dias 3 e 4 de maio [segunda e terça-feira], para analisar os encaminhamentos da reunião ampliada, que será realizada no domingo, 2 de maio.
Sintrajufe-RS: Nesta terça-feira [27], o sindicato realizou uma vigília durante a audiência pública da Comissão de Trabalho que discutiu o PCS do Judiciário. Os servidores gaúchos já estão em estado de greve e realizarão assembleia geral no dia 4 de maio, às 19h, no auditório das Varas Trabalhistas.
Sindiquinze-SP: Os servidores da JT da 15ª Região que compareceram às assembleias realizadas pelo Sindiquinze nesta quarta-feira [28] aprovaram, por maioria de votos, o estado de greve da categoria. As assembleias do Sindiquinze foram realizadas, concomitantemente, nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Sitraemg-MG: O sindicato realizará um ato público no dia 5 de maio, das 12 às 14h, no TRT da Rua Mato Grosso. E no dia 6 de maio, no TRE haverá ato público, às 12h, e assembleia geral, às 13h. Na assembleia, os servidores mineiros deliberar sobre a deflagração da greve em defesa do PCS.
Sinjufego-GO: O sindicato promoveu ato público nesta terça-feira [27], em frente ao Edifício-Sede do TRE-GO. No mesmo, dia promoveu assembleia para eleger os delegados de Goiás à Reunião Ampliada da Fenajufe que discutirá as estratégias de luta em defesa da aprovação dos PCSs do Judiciário Federal e do MPU. O sindicato ainda marcará nova assembleia para discutir a deflagração da greve.
Sindjuf-PA/AP: Os trabalhadores do TRT da 8ª realizaram nesta quarta-feira [28], às 13h, uma caminhada do tribunal até a sede do Sindjuf-PA/AP. Em seguida a categoria participou da assembleia geral que discutiu a deflagração da greve a partir de 6 de maio, conforme data proposta pelos servidores da Justiça Eleitoral em assembleia setorial.
Da Fenajufe – Leonor Costa, com informações dos sindicatos de base