Como foi a luta pelo PCS 4 em 2016

A carreira no Judiciário Federal passou por desafios ao longo do tempo, com remunerações que não atingiam sequer o valor de um salário mínimo. No início, era necessário recorrer a gratificações para suprir essa lacuna e atender ao mínimo previsto na Constituição Federal.

Mas essas dificuldades foram superadas graças à luta sindical. Foi com muita mobilização que conseguimos os Planos de Cargos, Carreira e Salários (PCCSs).

A última parcela do atual PCS, de 2016, foi paga em 2019.

De lá para cá, tivemos apenas a Recomposição Salarial de 2023. Esse projeto de recomposição com o índice de 19,25% foi enviado pelo Supremo Tribunal Federal e aprovado no Congresso Nacional no fim de 2022 e sancionado em 2023, com pagamento em três parcelas cumulativas de 2023 a 2025. A Fenajufe e os Sindicatos continuam em campanha pelo adiantamento da parcela de 2025.