CJF estuda plano de segurança para juízes e servidores

O Conselho de Justiça Federal estuda a adoção de um plano de segurança para juízes e servidores em virtude do aumento de casos de ameaças à integridade física. Processo administrativo será instaurado para estudar a adoção do plano através de uma comissão. A comissão vai estudar a possibilidade de incluir agentes de segurança ou policiais armados nas dependências das Seções Judiciárias e dos Tribunais Regionais Federais com essa finalidade, além de equipamentos padronizados.
A comissão será composta pelo presidente do TRF da 2a Região, Frederico Gueiros, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Jorge Maurique, e pelo chefe de gabinete da Presidência do CJF, Aluísio Guimarães Mendes Filho, terá um prazo de 120 dias para concluir seus trabalhos. O relator do processo na sessão do CJF, ministro Ari Pargendler, sugere a possibilidade de se criar uma polícia de elite para proteger os juízes. De acordo com ele, os agentes de segurança, cargos existentes na Justiça Federal, não são funcionários adequadamente preparados para o porte de armas.

Com informações do STJ