O Conselho da Justiça Federal (CJF) colocou no ar uma pesquisa para avaliar os sistemas judiciais eletrônicos da Justiça Federal em todo o país (clique aqui). Nela, foram disponibilizados questionamentos sobre as estratégias de implementação e operacionalidade dos sistemas, bem como áreas para sugestão de melhorias. A pesquisa Sistemas Judiciais Eletrônicos da Justiça Federal teve início em 21 de maio e o formulário segue aberto para votação até 8 de junho.
O instrumento tem como foco os públicos interno – servidores e magistrados – e o externo, composto por integrantes do MP, profissionais da advocacia e as pessoas que figuram como partes ou interessados em ações judiciais. A expectativa é que, com o resultado, os sistemas possam aperfeiçoados, com impacto direto no desenvolvimento do trabalho e na qualidade do serviço oferecido.
Por estas características, a Fenajufe orienta a categoria a responder à pesquisa, principalmente aqueles que utilizarão os sistemas. A participação dos servidores é fundamental na avaliação dos métodos e para evitar sobrecargas futuras. Para ajudar na tomada de decisão, a Federação disponibiliza AQUI o relatório final da Comissão de Sistemas, concluído em setembro de 2017. Recomenda-se a leitura atenta.
A Federação orienta ainda aos sindicatos da base que recomendem a participação dos servidores na pesquisa. O levantamento deve ser preenchido em formulário eletrônico, a ser acessado por meio de link nos portais do CJF, Tribunais Regionais Federais e Seções Judiciárias, e outros órgãos que utilizam os serviços da Justiça Federal.
Fonte: Fenajufe