O calendário da Campanha Salarial de 2005 dos servidores públicos federais teve uma alteração. Em reunião ordinária da semana passada, as entidades que compõem a Coordenação Nacional das Entidades de Servidores Federais [Cnesf] decidiram adiar a Plenária Nacional para o dia 24 de abril, domingo. A plenária estava prevista para ocorrer no próximo dia 17, conforme havia sido aprovado no último encontro dos servidores federais, mas os dirigentes sindicais avaliaram que era necessário mais tempo para conseguir uma maior mobilização com a categoria.
Na reunião, as entidades decidiram que a Plenária Nacional do dia 24 terá como tema principal a campanha salarial de 2005, quando será definido um novo calendário de mobilizações. A Fenajufe já encaminhou a convocatória da plenária e, por isso, orienta que seus sindicatos de base realizem suas assembléias para eleição de delegados.
Também foram definidas as datas das reuniões preparatórias da Cnesf que antecederão as reuniões das Comissões Temáticas marcadas pela Mesa Nacional de Negociação Permanente [MNNP]. As comissões temáticas se reúnem nos dias 13 [Direitos Sindicais] e 20 [Diretrizes Geral de Planos de Carreira], no Ministério do Planejamento. Amanhã, 13, haverá uma reunião preparatória para o encontro da Mesa Nacional de Negociação, que se realizará no dia 14, quinta-feira.
A Comissão de Seguridade Social já teve a sua primeira reunião em 2005, no Ministério do Planejamento. No encontro, a Fenajufe foi representada pelo diretor Cláudio Azevedo. Hoje à tarde, às 16h, representantes das entidades nacionais se reúnem para preparar a intervenção dos servidores na reunião da Comissão Temática de Direitos Sindicais, que acontece amanhã, dia 13. Os representantes da Fenajufe nessa comissão são os diretores Rogério Fagundes e Maria da Graça Sousa e os mesmos participarão da reunião preparatória, na sede do Andes.
Reunião da Cnesf
Neste momento, representantes das entidades nacionais participam da reunião ordinária da Cnesf, que ocorre toda semana. O principal tema dessa reunião é a Política Salarial para os servidores federais. Os diretores estão debatendo as propostas sobre o assunto, apresentadas pela Condsef e pelo Andes.
Ainda hoje, a Cnesf irá tratar da organização da Plenária Nacional do dia 24 e questões financeiras da Coordenação. O diretor Rogério Fagundes participa da reunião, que ocorre na sede do Andes.
Fonte: Fenajufe