Assembléias Setoriais vão discutir novo PCS

Por Imprensa

A última Assembléia Geral dos Servidores do Judiciário Federal em SC, realizada no dia 15/2 em Florianópolis, teve dois importantes pontos de pauta: PCS e Campanha Salarial 2005. Ficou decidido que para ampliar ainda mais as discussões e devido a FENAJUFE prorrogar até 25/2 o prazo para eleições de delegados para a Reunião Ampliada, que acontecerá dias 26 e 27, nesta semana o SINTRAJUSC fará Assembléias Setoriais nas Justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral. O objetivo é eleger um representante de cada Tribunal.

Nas avaliações dos participantes da Assembléia Geral ficou claro que o projeto do PCS não pode ser enviado ao Congresso como está e que é necessário que toda categoria, não somente de SC, mas em todos os estados, discuta mais o anteprojeto. Seguindo essa avaliação, foi deliberado então que após a Reunião Ampliada da Federação, o SINTRAJUSC chamaria outro seminário estadual no final de março para debater o assunto e repassar o resultado da reunião nacional. Os delegados de SC também vão levar a proposta para Brasília de que a FENAJUFE realize um segundo seminário nacional sobre o PCS no início de abril. A Assembléia avaliou que ainda estamos em processo de discussão do anteprojeto e que ele só deve ir para o Congresso quando estiver melhorado. Foi lembrado que o PCS atual só é bom porque chegou bom no Congresso e que dificilmente poderá ser mudado algo após o projeto estar tramitando.

Os pontos mais criticados do anteprojeto na Assembléia Geral foram: a quebra da paridade entre ativos e aposentados, a quebra da isonomia dentro da própria carreira e a valorização das FCs – ponto que vai contra o PCS aprovado em 2002 que valorizava mais o salário e não as FCs – e a extinção do cargo de Auxiliar Judiciário – o que abriria as portas para a terceirização dos serviços hoje executados por quem exerce este cargo. Outros pontos foram questionados e criticados pelos servidores. Foi avaliado que se o projeto for como está para o Congresso não teremos um avanço e sim um retrocesso.

Veja abaixo a programação das Assembléias Setoriais e participe! Dê sua opinião agora, depois não vai adiantar reclamar! Para contribuir com a discussão do PCS, você também pode enviar sua opinião sobre o anteprojeto para o endereço eletrônico: seminariopcs@sintrajusc.org.br

Lembramos que as propostas da Comissão do STF e as propostas do Seminário Nacional da FENAJUFE estão divulgadas na página do Sindicato: www.sintrajusc.org.br

Os companheiros do Interior devem ler estes documentos, discutir em seus locais de trabalho e enviar suas sugestões para o Sindicato.

ASSEMBLÉIAS SETORIAIS

Justiça ELEITORAL, dia 23/2 (quarta), às 13h, em frente ao TRE

Justiça FEDERAL, dia 24/2 (quinta), às 17h, no saguão do Foro

Justiça TRABALHO, dia 25/2 (sexta), às 13h, na rampa do TRT

Pauta: Informes, PCS e Eleição de Delegados para Reunião Ampliada da Fenajufe.

Da Redação