– Assembleia na Bahia decide manter greve até que acordo seja fechado

BRASÍLIA – 13/06/11 – Enquanto o Executivo e o Legislativo não fecharem um acordo acerca da remuneração da categoria, os servidores do Judiciário Federal na Bahia permanecerão em greve. Esta foi a decisão unânime tomada pela assembleia geral, realizada no saguão da Justiça Eleitoral, na última sexta-feira [10]. A próxima assembleia será realizada nesta terça-feira [14], às 11h, em frente a OAB-BA, onde a categoria também vai realizar um ato público.

Os servidores dos três órgãos [Justiça Federal, TRE e TRT], e também da Justiça Militar da capital e do interior estão fazendo um intenso trabalho de mobilização e conscientização no sentido de fortalecer ainda mais a greve na Bahia. Esta semana será decisiva para o movimento, uma vez que vários estados, a exemplo de Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros, realizarão assembleias deliberativas. A diretoria do Sindjufe-BA avalia que a aprovação da greve por tempo indeterminado nesses estados é imprescindível para que o movimento ganhe força nacionalmente.

De acordo com o sindicato, na Bahia essa greve é uma das mais fortes da história do sindicato. As ameaças de corte de ponto [Justiça Federal] e cortes no auxílio alimentação e transporte [TRT5] não desanimaram os servidores; apenas serviu de incentivo para aumentar a participação. Na Justiça Federal, cerca de 90% dos servidores estão em greve; No TRE e TRT a grande maioria parou suas atividades. A expectativa é que esse número aumente, uma vez que a greve está sendo construída diariamente através de visitas aos colegas que ainda não perceberam a necessidade dessa luta.

O coordenador Geral do Sindjufe-BA, Rogério Fagundes, conversou com Amarildo Vieira, Secretário de Recursos Humanos do STF e foi informado que nesta segunda-feira [13] haverá uma reunião com os presidentes dos tribunais, cuja pauta é o PL 6.613/09.

Na assembleia de sexta-feira, a categoria escolheu os servidores Henrique Quintanilha e Alberto Rajy para representar a Bahia no Comando Nacional de Greve e também participar do ato em Brasília, que acontece no próximo dia 16/06.

Ato
Logo depois da assembleia, munidos de bandeiras, faixas, apitos e megafone, os servidores realizaram um ato público na avenida Paralela, dizendo: “Servidores na rua, Dilma a culpa é sua”. Após percorrer um trecho da avenida, os manifestantes retornaram para o TRE, onde muitos deles ainda participaram de uma assembleia setorial dos servidores da Justiça Eleitoral.

Fonte: Sindjufe-BA