O Dia Nacional do Aposentado, comemorado todos os anos em 24 de janeiro, será lembrado em todo o país com mobilizações em defesa da Seguridade Social e de políticas públicas em apoio ao setor e pelo fim do fator previdenciário.
Segundo informações da Agência CUT, em São Paulo haverá uma passeata pela manhã, oportunidade em que os manifestantes se concentrarão na Praça da República, a partir das 9 horas, seguindo até a direção regional do INSS, no Viaduto Santa Ifigênia, no centro da capital. O ato é organizado pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos da CUT [Sintapi] e pela Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas [Cobap], com apoio das associações do ramo.
De acordo com o presidente do Sintapi/CUT, Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, ‘há necessidade de recomposição das perdas nos proventos dos aposentados e pensionistas e que seja utilizado o índice do IPC3I, já calculado pela Fundação Getúlio Vargas [FGV], que é superior à inflação. O fator previdenciário, perverso mecanismo de arrocho inventado pelos tucanos, precisa ser extinto imediatamente. Também vamos reivindicar o aumento da cesta de medicamentos de uso contínuo, aqueles necessários para o combate de doenças crônicas, como do coração, que precisam ser subsidiados pelo governo. E queremos que existam prateleiras populares em todas as farmácias, funcionando de forma efetiva’, ressaltou.
De acordo com o dirigente sindical, em Brasília está marcado um ato lembrando os 85 anos da Previdência Social.
Os aposentados e pensionistas cutistas também preparam uma caravana, no dia 27 de janeiro, para participar da tradicional Marcha a Aparecida, que acontece todos os anos na cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo.