Apagão em Minas faz muito barulho e reforça a adesão à greve

O ato marcando o “Apagão do Judiciário” em Belo Horizonte, reuniu servidores da capital e de algumas cidades da Região Metropolitana em frente ao prédio da Justiça Federal. Cerca de 600 pessoas, incluindo servidores das justiças Eleitoral, Federal e Trabalhista além de caravanas de trabalhadores de Sete Lagoas, Contagem e Congonhas participaram do evento.

Alexandre Brandi, presidente do Sitraemg frisou para os servidores a importância do ato de hoje, que aconteceu em nível nacional e falou sobre a expectativa da reunião entre representantes do Comando Nacional de Greve e da direção do STF, prevista para acontecer no final da tarde de hoje.

Conforme programado, o ato contou com a costumeira música dos artistas da categoria e também uma apresentação teatral da Companhia de Teatro Dino Marangoni, que encenou uma conversa entre servidores na qual debatiam a importância da participação na greve.

Também entrou em cena o governo, representado por um deputado, interferindo favoravelmente para a aprovação do projeto. A esquete foi bastante aplaudida e elogiada pelos servidores, que saudaram os artistas com apitaços e acenos das bandeiras.

Portaria do TRT
A Portaria Conjunta nº 01 do TRT-3, que versa sobre os serviços a serem mantidos no período de greve, foi novamente pauta de dúvidas entre os participantes. Apesar de estarem buscando uma reunião com a presidência do Tribunal do Trabalho a respeito da medida [a que aconteceria hoje, foi cancelada pelo Tribunal], diretores do Sitraemg acreditam que, antes de ser um fator inibidor da greve, ela é um reconhecimento de que o movimento incomoda, logo, está funcionando.

Enquanto o PL 6613/09 não continuar seu caminho na Câmara rumo à aprovação, os atos e a greve continuam. Para a próxima semana, também há a sugestão de uma passeata, saindo do prédio do TRT da Rua Goitacazes para a unidade da Rua Mato Grosso. A programação será a seguinte, sempre a partir das 13h: Segunda-feira, 7 de junho: concentração em frente ao TRT da Rua Mato Grosso, 468, no Barro Preto – informes sobre a greve e chamamento dos servidores da casa para participar.
Terça-feira, 8 de junho: concentração em frente ao TRE da Avenida Prudente de Morais, 100, na Cidade Jardim – informes sobre a greve e chamamento dos servidores da casa para participar.
Quarta-feira, 9 de junho: concentração em frente à Justiça Federal, na Avenida Álvares Cabral, 1805, no Santo Agostinho – informes sobre a greve e chamamento dos servidores da casa para participar.
Quinta-feira, 10 de junho: concentração novamente em frente ao TRT da Rua Mato Grosso, 468, no Barro Preto – informes sobre a greve e chamamento dos servidores da casa para participar.Sexta-feira, 11 de junho: concentração em frente ao TRT, desta vez na Avenida Getúlio Vargas, 225, bairro Funcionários – informes sobre a greve e chamamento dos servidores da casa para participar.

Fonte: Sitraemg-MG