Os coordenadores da Fenajufe Adilson Rodrigues, Eugênia Lacerda e Tarcísio Ferreira mantiveram contato com líderes partidários nesta semana, em continuidade ao trabalho de abordagem que vem sendo realizado na Câmara dos Deputados. O objetivo é sensibilizar os parlamentares a discutirem no colégio de líderes o PL 2648/2015, que trata do reajuste da categoria, visando uma negociação pelas melhorias buscadas e pela votação em regime de urgência no plenário da Casa.
Após a reunião de líderes ocorrida na última terça-feira (23) – que não tratou do 2648, os coordenadores conseguiram contato com o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ). Na conversa, Picciani disse considerar justas as reivindicações de melhoria e defendeu uma negociação em relação a isso, com a qual contribuiria. Disse que levaria o assunto à bancada e estudaria o documento entregue pela Fenajufe.
Os dirigentes falaram também com o líder do governo. José Guimarães (PT/CE) disse que nesta semana o projeto de reajuste não foi tratado, em razão de outros projetos trancando a pauta, mas que o assunto pode voltar à pauta na próxima semana. Questionado quanto à negociação, respondeu que o assunto estaria sendo tratado pelo governo, mas sem dar detalhes.
Os dirigentes conversaram ainda com o líder do PR, deputado Maurício Quintella (AL), que é servidor licenciado do TRT/AL. Entregaram-lhe o documento da Fenajufe e reivindicaram apoio na busca de uma negociação da pauta da categoria, levando o tema aos demais líderes.
Também abordado, o novo líder do PCdoB, Daniel Almeida (BA), informou que na semana passada a deputada Jandira Feghali (RJ), sua antecessora na liderança da sigla, o colocou a par da situação. Almeida se dispôs a levar a discussão do projeto a uma próxima reunião de líderes.
Na quarta-feira (24) Adilson, Eugênia e Tarcisio reuniram-se com o líder do PPS, Rubens Bueno (PR). O deputado demonstrou conhecimento da situação da categoria e reafirmou seu apoio ao reajuste perseguido pelos servidores, dispondo-se a fazer a defesa em reunião de líderes. Ele observou que seria importante que outros líderes, entre eles o do governo, trouxessem o assunto à pauta. Os coordenadores esclareceram que tem buscado líderes de partidos da base aliada e da oposição, com vistas a fortalecer a defesa do projeto tal como defendido pela categoria. Os coordenadores deixaram o ofício da Fenajufe com os pontos defendidos no gabinete na véspera, para conhecimento e estudo pelo parlamentar.
Em seguida, os dirigentes conversaram com o deputado Rodrigo Martins (PSB/PI), relator do PL 2648 na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), onde está o projeto. Eles informaram ao parlamentar o recente encerramento do prazo regimental para emendas (na terça, 23), e reiteraram o pedido de apoio na negociação do conteúdo do projeto, como possível na condição de relator, mesmo que o projeto não seja votado na Comissão e vá direto ao plenário em regime de urgência. O deputado respondeu estar a par do encerramento do prazo, e afirmou que estudaria o conteúdo das emendas apresentadas e os pedidos da categoria, dispondo-se a contribuir dentro de sua competência como relator na CFT.
Da Fenajufe