Fenajufe realiza II Seminário Nacional de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial

Na Semana Nacional da Consciência Negra, a Fenajufe está promovendo no II Seminário Nacional de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial do Poder Judiciário e MPU. Estarão em pauta os seguintes temas: mídia e racismo, cotas no serviço público e racismo no Brasil. A atividade acontecerá no Rio de Janeiro, na sede do Sisejufe, nos dias 20 e 21.

Para o coordenador da Fenajufe, Cledo Vieira, é importante que os sindicatos associados mobilizem seus associados e membros dos coletivos da igualdade racial para participarem do encontro nacional. “O combate ao racismo e a implementação de políticas de igualdade racial são temas que entraram na agenda nacional e, por isso, são de interesses dos servidores. Este ano, por exemplo, foi implementada a lei nº 12.990 que reserva 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos no âmbito da administração pública federal,  fundações autarquias, empresas públicas e  sociedades de economia mista”.

Roberto Ponciano, dirigente da federação,  enfatiza que os sindicatos que ainda não possuem os coletivos que discutem a temática racial não podem ficar de fora desse debate. “É importante que os  sindicatos  enviem representantes dos coletivos ou outros associados para não ficarem alheios ao tema.”

O transporte e hospedagem correm por conta de cada sindicato. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail fenajufe@fenajufe.org.br.

O Seminário será na sede do Sisejufe, localizada na Avenida Presidente Vargas, 509, 11º andar, Centro.

 

Programação: 20/11 (quinta-feira)

14h Abertura

Maristela Farias (Executiva Nacional Quilombo Raça e Classe)

Júlio Condaque (Executiva Nacional do Quilombo Raça e Classe e  CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular)

Glórya Ramos (Coordenadora  do Coletivo de Combate ao Racismo da CUT/RJ)

Sisejufe/RJ

Cledo Vieira (Fenajufe)

 

14h30  Mesa: Mídia e Racismo

Dr. Sales Augusto dos Santos  É sociólogo,  com pós-doutorado  pelo Department of Africana Studies at Brown University (EUA). O palestrante, que também é servidor do Tribunal Superior do Trabalho, fará o lançamento do seu livro “Educação: um pensamento negro contemporâneo”.

Ms. Angélica Basthi  É jornalista, mestre em comunicação pela UFRJ, autora do livro “Pelé, estrela negra em campos verdes” (editora Garamond), e membro-fundadora da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio).

 

21/12 (sexta-feira), às 10h

Mesa: Racismo no Brasil

Marcelo Dias  É Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ. Também é Coordenador Nacional de Comunicação do Movimento Negro Unificado.

Glórya Ramos  É Coordenadora  do Coletivo de Combate ao Racismo da CUT/RJ.

Alan Silva  Servidor do TRT4ª Região, sindicalista e integrante da luta pela igualdade racial no Rio Grande do Sul.

 

21/12 (sexta-feira), às 14h

Mesa: Cotas no serviço público

Dr. Adilson José Moreira É graduado em Direito, mestre em  Direito pela Universidade de Harvard, doutor  em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais e   pela Universidade de Harvard. Esteve envolvido com pesquisas sobre direitos fundamentais, teorias de discriminação e direitos de minorias na graduação.

Júlio Condaque Integra a  Executiva Nacional do Quilombo Raça e Classe e  CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular.

Encerramento: No fechamento das atividades haverá apresentações culturais e show  do  cantor, compositor e pesquisador da cultura negra e popular, Lúcio Sanfilippo.