Por Janice Miranda
Em 2003, as Centrais de Atendimento ao Cidadão do Banco Central receberam 11.065 reclamações, 14.144 denúncias e 509.032 pedidos de informação sobre o sistema financeiro nacional. As denúncias sobre falhas no fornecimento de documentos e informações e as reclamações sobre filas foram as mais freqüentes. As centrais estão localizadas em cada uma das gerências-regionais do Banco e em sua Sede, em Brasília.
Com os dados obtidos junto ao público, o Banco Central elabora um ranking das instituições mais denunciadas, que é publicado mensalmente no site da Instituição (www.bacen.gov.br). A relação é dividida em administradoras de consórcios, bancos com mais de um milhão de clientes e bancos com menos de um milhão de clientes.
Como fazer sua denúncia – As centrais recebem as solicitações por e-mail, carta, telefone ou pessoalmente. O telefone 0800-992345 continua a ser o meio mais utilizado pelos cidadãos.
Os pedidos de informação são respondidos imediatamente pela Central de Atendimento. As reclamações e denúncias são analisadas, e o Banco Central interpela a instituição financeira ou a administradora de consórcios envolvida. Na maioria das vezes, o cidadão recebe a resposta sobre seu questionamento diretamente da instituição reclamada.
Fonte: Banco Central do Brasil