BRASÍLIA – 26/10/11 – As sessões da Comissão Mista de Orçamento [CMO] do Congresso Nacional previstas para ocorrer nesta quarta e quinta-feira [26 e 27] foram canceladas, segundo informações obtidas pela Fenajufe. De acordo com a assessoria da presidência da CMO, até mesmo a reunião que votaria o relatório preliminar do deputado Arlindo Chináglia [PT-SP], prevista para esta quinta [27], não vai acontecer, tendo sido todas transferidas para a próxima terça-feira, 1º de novembro, às 10h.
Na tarde desta quarta-feira [26], ao saber da possibilidade do cancelamento das sessões, o coordenador da Fenajufe Antônio Melquíades [Melqui], que estava no Congresso Nacional, foi até o gabinete do deputado Chináglia e sua assessoria confirmou o adiamento para a próxima terça-feira. Segundo Melqui, assessores do deputado informaram que ele pretende colocar o relatório preliminar e as emendas em votação no dia 1º.
O calendário da CMO prevê que após a votação do parecer preliminar e suas emendas o relator terá dez dias para divulgar a proposta final. Para Melqui, é preciso não só manter como ampliar a mobilização em Brasília e em todo país. “Essa pressão no Congresso e os 15 sindicatos que já estão na greve têm sido fundamentais. Gostaria que os 30 [sindicatos da categoria] já estivessem na greve”, afirma.
Reunião da Fenajufe na terça-feira
Na próxima terça-feira [1º/11], a diretoria da Fenajufe se reunirá, em Brasília, para avaliar os últimos desdobramentos em torno da tramitação do PCS e definir como será a atividade nacional no dia 9 de novembro, aprovada pelo Comando Nacional de Greve, em reunião na noite de hoje. De manhã, os dirigentes da Federação acompanharão a sessão da CMO, que poderá votar o relatório preliminar.
Da Fenajufe – Leonor Costa