Servidores aprovam paralisação no dia 25

Servidores do Judiciário Federal de SC fizeram na terça-feira, dia 19, paralisação de 24 horas em luta pela aprovação do PCS. Às 17 horas foi realizada Assembleia na JF na Capital, com a aprovação de nova Assembleia no TRT no dia 24, às 13h30, e paralisação de 24 horas no dia 25, próxima terça-feira.

O movimento foi bastante positivo na JF, onde servidores de vários municípios do estado deram mais um dia para, com a paralisação, forçar o Legislativo a aprovar a revisão salarial, visto que o cronograma está cada vez mais apertado. Na Assembleia em Florianópolis foi enfatizado que, se os servidores de SC não se engajaram na luta nacional, em um contexto no qual a Greve já iniciou em vários estados, a categoria corre o risco de ficar mais um ano sem reajuste.

No estado, os servidores do Foro Trabalhista de Criciúma reuniram-se no átrio das 15 às 16, debateram e fizeram protesto pela aprovação do PCS da categoria. Deliberaram por encaminhar proposta ao Sindicato e à Federação para que a Greve no Judiciário deva ter uma data única no país, a exemplo do que acontece em outras categorias como bancários, correios, entre outras. Outro assunto foi a mobilização dos aposentados, que é inexpressiva na categoria, sendo que essa mobilização é fundamental porque os aposentados também recebem os mesmos reajustes de quem está na ativa, o que foi resultado da luta da categoria. Cerca de 50% dos servidores também pararam na Justiça Federal de Criciúma.

Brusque também aderiu à paralisação. Os servidores discutiram os modelos remuneratórios e outros assuntos pertinentes à categoria, como a redução da jornada de trabalho para 6 horas diárias, em função de o trabalho ser realizado exclusivamente no computador, o que se assemelha à profissão de digitador, a qual já tem a jornada reduzida legalmente.

Os servidores ressaltaram que os valores constantes no PL 6613/09, o PCS, foram apresentados em 2008, encontrando-se já defasados, tendo em vista o decurso de mais de três anos.  Confira onde houve paralisação:

JF:

1 – 1º e 2 º VJEP Blumenau