– Ato Político/Cultural nesta Terça (05/07) no TRT

O SINTRAJUSC está com a proposta de homenagear cantores, compositores,  poetas, artistas  de modo geral que contribuíram para os movimentos sociais. E iniciamos com “LA NEGRA”, A VOZ DOS “SEM VOZ”, interpretada pela  Servidora Sandra Laitano. 

O Ato Político/Cultural será também em apoio aos PCSs e acontecerá nesta terça-feira (05/07), das 15h às 16h, no auditório (treinamento) do TRT, em Florianópolis.

Mercedes Sosa (San Miguel de Tucumán, 1935/2009), foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Com raízes na música folclórica argentina, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva canción. Apelidada de La Negra pelos fãs devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos “sem voz”. Mercedes Sosa nasceu em San Miguel de Tucumán, na província de Tucumán, no noroeste da Argentina, cidade onde foi assinada a declaração de Independência da Argentina em 9 de julho de 1816. Mercedes afirmou inúmeras vezes que “pátria só temos uma”. Foi também uma árdua defensora da integração dos povos da América Latina.

Ativismo político

Na década de 1960, Mercedes participou do Movimento do Novo Cancioneiro, surgido em Mendoza e centrado na música popular latino-americana, com ênfase no componente social. Além de obter sucesso na Argentina, a artista ganhou palcos pelas Américas e também na Europa. 

A temática social e a ligação com a esquerda lhe renderam também dissabores. Em 1979, um show da artista foi invadido pelos militares, durante a ditadura argentina (1976-83).  Não apenas ela foi presa, mas inclusive o público presente. Naquele mesmo ano, Mercedes decidiu se exilar. “La Negra”, como também era conhecida, voltou à Argentina em 1982, na fase final da ditadura.

VAMOS LÁ, SERVIDORES! PARTICIPEM!