Servidores aprovam moção em defesa dos sindicatos e da Fenajufe

BRASÍLIA – 19/07/10 – Os participantes da reunião ampliada da Fenajufe, realizada no último sábado [10], também debateram a importância da categoria fortalecer, cada vez mais, suas organizações, como a Fenajufe e os sindicatos de base. Nas intervenções, foi ressaltada que somente a luta unificada dos servidores é capaz de garantir vitórias, como a aprovação dos planos de cargos e salários da categoria e derrubada do PLP 549/09. Além disso, também reforçaram que “a pressão desagregadora dentro de nossa categoria alimentada por notícias falsas serve apenas para esconder a responsabilidade do governo e da cúpula do Judiciário e MPU pela não aprovação do PCS”.

Com o objetivo de reforçar essa avaliação, os delegados da ampliada aprovaram a moção que segue abaixo.

Em defesa dos sindicatos e da Fenajufe, contra a divisão!
Os servidores do Judiciário Federal e MPU em todo o país travam uma dura luta pela revisão salarial, neste último período foram mais de 60 dias de greve, preparados por diversos atos e mobilizações.

As cúpulas do Poder Judiciário e da Procuradoria Geral da República e o governo Lula tentam fazer com os servidores um jogo de empurra-empurra. De um lado, o governo afirma que as negociações passam pelo próximo governo e que não poderia alterar um projeto do STF; e o Judiciário, por sua vez, aponta o Executivo como responsável pelo impasse. Já a PGR adotou uma posição de mero expectador do processo negocial.

A unidade da categoria é uma condição fundamental para o atendimento de nossas reivindicações e a manutenção de nossas conquistas. A pressão desagregadora dentro de nossa categoria alimentada por notícias falsas serve apenas para esconder a responsabilidade do governo e das cúpulas do Judiciário e MPU pela não aprovação dos PCSs.

A guerra de desinformação patrocinada por associações como a Anajus, Anajustra e pelo “Movimento Subsídio Já” aposta na divisão da categoria e no esvaziamento de nossas entidades democraticamente constituídas, favorecendo o endurecimento do governo em não negociar com a categoria.

A Reunião Ampliada da Fenajufe, reunida no dia 10 de julho de 2010, reafirma a necessidade da unidade de nossa categoria, de todos os ramos e cargos, organizada em seus sindicatos e na federação, como condição necessária para a aprovação da revisão salarial e da manutenção de nossas conquistas.

Da Fenajufe – Leonor Costa