BRASÍLIA – 31/05/10 – A assembleia geral estadual do Sintrajufe-RS, que lotou o auditório das varas trabalhistas na tarde de sexta-feira [28], aprovou por unanimidade a continuidade do Rio Grande do Sul na greve nacional pela aprovação do PL 6.613. Sobre o movimento paredista no estado, foram feitos relatos de como está a greve nos setores em Porto Alegre e também no interior. A greve cresce e os servidores mostram disposição de manter o movimento até ver garantida a revisão salarial.
O diretor Zé Oliveira, que também é coordenador da Fenajufe, fez um relato nacional. De acordo com ele, que esteve na reunião do Comando Nacional de Greve na última quarta-feira [26], com o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, foi informando que o STF precisa apresentar uma alternativa e reafirmou que não há dinheiro, pois impacto do PL 6.613 seria muito alto. Os coordenadores da Fenajufe e membros do Comando Nacional de Greve disseram que não pretendem o rebaixamento da proposta e que a categoria quer a implementação de pelo menos uma parte da revisão ainda este ano. Quanto ao argumento do ministro de que é preciso um parecer do CNJ sobre o projeto, o entendimento do Comando Nacional é o contrário, não existe essa obrigatoriedade. Apesar de não ter havido encaminhamentos concretos por parte de Paulo Bernardo, a avaliação do encontro foi positiva, pois mostrou que a greve obrigou o governo abrir um caminho para negociação com os servidores.
Nas manifestações, os servidores do Rio Grande do Sul criticaram a intenção de Paulo Bernardo de tirar o foco das negociações. A indicação de levar a discussão para o CNJ foi chamada de “bode na sala”. Os grevistas foram unânimes na assembleia do Sintrajufe: é preciso reforçar o movimento e cobrar uma solução urgente para a questão orçamentária, que viabilize a revisão salarial. A categoria precisa cobrar uma posição, pública e clara, do STF em defesa do PL 6.613, que é oriundo do próprio tribunal.
A próxima assembleia geral estadual está marcada para quara-feira, dia 2 de junho, às 14h, em frente ao prédio do TRT. No mesmo dia, às 9h, será realizada reunião do Comando Estadual de Greve.
Fonte: Sintrajufe-RS