Ato em BH promete “arrastão” para o interior e grande ato para o dia 1º

Aproximadamente 500 servidores de Minas Gerais, em greve desde o dia 12 de maio, se reuniram nesta quarta-feira [26], na frente do edifício Euclydes Reis Aguiar, da Justiça Federal, para mais uma concentração da greve, em Belo Horizonte. Sob o forte sol das 13 horas, mais uma vez os grevistas portaram bandeiras e tarjas pretas para protestar pela demora na tramitação do PL 6613/09 na Câmara dos Deputados, novamente animados pela música dos servidores Marcelo Camargos e Rubens Pinheiro, o Rubinho.

As concentrações desde a deflagração da greve sempre contam com atividades artísticas para relaxar e animar os grevistas. O presidente do Sitraemg, Alexandre Brandi, saudou os participantes do ato e relatou sua vinda à Brasília. Ele parabenizou a decisão dos servidores do Distrito Federal, que decidiram pela greve na última terça-feira [25]. “Brasília cumpriu seu papel entrando em greve, o que é uma força incomensurável para nós”. Ele pediu apitaços para os servidores de Brasília e reforçou aos presentes que a adesão da capital federal é uma “injeção de ânimo” na greve, logo, todos deveriam segui-lo e aderir.

O diretor do sindicato informou que está agendada para esta sexta-feira, 28, às 15h30, uma reunião com os diretores das Varas do Trabalho de Belo Horizonte, na qual serão tratados aspectos da greve e feito um apelo para que aqueles que ainda resistem a liberar seus funcionários a participarem dos atos – ou chamam os grevistas de volta – compreendam que a greve é legal e um direito dos trabalhadores. “A participação em massa da categoria é fundamental para que o PCS seja conquistado. Os benefícios vindos dele serão para todos, até para os diretores”, lembrou Brandi.

“Arrastão” pelo interior
Fernando Neves, diretor jurídico do Sitraemg, esteve na manhã de ontem em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, conduzindo um ato que contou com a participação de cerca de 60 servidores da cidade e de cidades vizinhas. Ele contou aos participantes que o ato foi muito bem-sucedido e pediu parabéns para as cidades mineiras já em greve [14 no total]: Contagem, Sete Lagoas, Barbacena, Juiz de Fora, Diamantina, Montes Claros, Pium-í, Tombos, Uberaba, Teófilo Otoni, Rio Piracicaba, Poços de Caldas [2ª VT], Três Corações e Nanuque.

Neves chamou o interior à greve ao criticar o argumento do governo de que não há verba para o PCS. “Existe dinheiro, existe orçamento, o que falta é vontade política, e essa vontade política só existirá se a categoria fizer a greve e pressionar”, conclamou, após ler notícias veiculadas na imprensa sobre reajustes concedidos aos servidores dos poderes Executivo e Legislativo federais.

A diretoria do sindicato está planejando, para a próxima semana, um “arrastão” pelas cidades vizinhas a Belo Horizonte, a fim de mobilizar os servidores para a greve. A ideia é formar grupos, que irão aos locais de trabalho em cada cidade. Alguns interessados se apresentaram durante o próprio ato, mas mais adesões são esperadas até o dia da atividade, 31 de maio.

O presidente Brandi fez esta sugestão e acrescentou que, para o dia 1º de junho, Dia Nacional de Lutas, conforme aprovado pelo Comando de Greve Nacional, um grande ato será realizado na porta do TRE, com direito a teatro e outras atividades.

Fonte: Sintraemg-MG