Segundo dia de paralisação em Minas leva 480 servidores ao ato no TRT

O segundo dia da greve dos servidores do Judiciário Federal em Minas Gerais, na sexta passada, contou com participação ainda mais expressiva do que o primeiro. De acordo com o Sitraemg-MG, 480 pessoas marcaram presença na porta do TRT, onde o sindicato ofereceu um café da manhã desde as 8h e, entre 13h e 14h, concentrou diretores e servidores para os últimos informes da greve e da tramitação do PCS em Brasília.

Novamente, foi feito o convite para aderir ao movimento, comparecer às atividades e convencer colegas a também participarem: “É importante que as pessoas vejam o que está acontecendo e falem para os colegas que a nossa greve está crescendo”, disse o diretor jurídico do sindicato, Fernando Neves. Servidores das três justiças estiveram presentes ao ato, engrossando o movimento grevista.

A equipe do Sitraemg, formada por diretores e servidores, percorreu as Varas do Trabalho durante toda a manhã e conseguiu a adesão dos oficiais de justiça do TRT, que, em reunião ontem [13], decidiram apoiar o movimento e manter somente a escala mínina de 30% de servidores trabalhando. Fernando Neves mais uma vez frisou que a greve está seguindo todos os dispositivos legais, logo, não há o que temer. Para exemplificar o que disse, o diretor citou decisão recente do STJ a respeito da greve dos servidores do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que declarou legal a greve e impediu que a União aumentasse a multa pela manutenção do movimento.

O presidente do sindicato, Alexandre Brandi, também pediu aos servidores que fizessem um apitaço e uma salva de palmas para os servidores do TRE e da Justiça Federal que compareceram à frente do TRT e incentivou os presentes a ficarem no local, para que outros trabalhadores se sentissem encorajados a entrar em greve. Também mereceu aplausos a decisão da Ctasp de quarta [12], onde o PLP 549/09 foi rejeitado pela Comissão. No entanto, Fernando Neves pediu cautela nas comemorações: “Apesar de ter sido rejeitado, o 549 continua tramitando – será que o governo não está esperando a poeira baixar para ‘ressucitar’ o projeto na próxima comissão? Há pessoas suficientes lá [na Câmara] para fazerem essa maldade com os servidores”, e advertiu: “fiquem atentos, porque o PLP do congelamento não morreu”.

Mobilizações em Uberlândia
A diretora de base Lucia Bernardes percorreu as varas da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal de Uberlândia, na quarta-feira [12], junto com os diretores de base para explicar a necessidade da greve e dar noticias do que está ocorrendo no Brasil e em Belo Horizonte. Os servidores decidiram fazer uma paralisação, com concentração, no dia 18 maio [terça feira], às 12 horas, na porta do Fórum Trabalhista de Uberlândia. A organização estará a cargo dos diretores de base Lucia Bernardes, Carlos Humberto Alex, Tania, Mario Lucio e os outros.

Quadro de adesão em Minas
Informes recebidos confirmam que há sete cidades já em greve [Diamantina, Montes Claros, Pium-í, Tombos, Uberaba, Teófilo Otoni e Nanuque]. Na capital, além do TRE, no qual a adesão à greve é de cerca de 80%, há seis varas da Justiça Federal fechadas e outras 16 da Justiça do Trabalho também paradas [1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 12ª, 14ª, 15ª, 19ª, 32ª, 33ª]. Em Juiz de Fora, única cidade mineira com representação das quatro justiças – Federal, Eleitoral, do Trabalho e Militar – será feita uma grande concentração pela Greve, em frente ao Foro da Justiça Trabalhista [avenida Rio Brando, 1880, Centro] entre as 12h e 14h do dia 19 de maio, quarta-feira.

Na próxima semana já há um calendário de atividades para Belo Horizonte, conforme abaixo:
Dia 17 de maio, segunda-feira: concentração em frente ao prédio do TRE [avenida Prudente de Morais, 100, Cidade Jardim], das 13h às 14h, para informes sobre a greve, o movimento em nível nacional e as negociações entre a cúpula do Judiciário e o Governo.
Dia 18 de maio, terça-feira: concentração em frente ao prédio do TRT [rua Mato Grosso, 468, Barro Preto], das 13h às 14h, para informes sobre a greve, o movimento em nível nacional e as negociações entre a cúpula do Judiciário e o Governo.
Dia 19 de maio, quarta-feira: concentração em frente ao prédio da Justiça Federal [avenida Álvares Cabral, 1805, Santo Agostinho], das 13h às 14h, para informes sobre a greve, o movimento em nível nacional e as negociações entre a cúpula do Judiciário e o Governo.
Dia 20 de maio, quinta-feira: concentração em frente ao prédio do TRT Getúlio Vargas [avenida Getúlio Vargas, 225, Funcionários], das 13h às 14h, para informes sobre a greve, o movimento em nível nacional e as negociações entre a cúpula do Judiciário e o Governo.
Dia 21 de maio, sexta-feira: concentração em frente ao prédio do TRE [avenida Prudente de Morais, 100, Cidade Jardim], das 13h às 14h, para informes sobre a greve, o movimento em nível nacional e as negociações entre a cúpula do Judiciário e o Governo.

Fonte: Sitraemg-MG