Comissões permanentes: partidos definem distribuição das presidências

Em reunião de líderes com o presidente da Câmara, Michel Temer, nesta quarta-feira, foram definidas as presidências das 20 comissões permanentes da Câmara. A definição dos partidos segue o critério da proporcionalidade partidária. Para que as trocas de partido não se reflitam nessa escolha, valem os três grandes blocos partidários formados no início da legislatura (2007): PMDB-PT-PP-PR-PTB-PSC-PTC-PTdoB, PSDB-DEM-PPS e PSB-PDT-PCdoB-PMN-PRB.

Somente três partidos definiram os nomes que vão indicar para as presidências: o PSB: Dr. Ubiali (SP) para a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Marcelo Serafim (AM) para a Comissão da Amazônia; PPS: Humberto Souto (MG) para a Comissão de Desenvolvimento Urbano; e PDT: Vieira da Cunha (RS) para a Comissão de Seguridade Social e Família.

A definição de proporcionalidade atinge também a primeira vice-presidência das comissões. Portanto, o primeiro vice-presidente de cada comissão é do mesmo partido do presidente.

Fonte: Agência Câmara
 
Nas Comissões onde o PL 6613/2009 tramitará, a CTASP será presidida pelo PR, a CFT será dirigida pelo PT e a CCJC terá um Parlamentar do PMDB.
 
Fonte: Alexandre Marques – Assessor parlamentar