Ministro Gilmar Mendes recebe Comando de Greve em São Luís

BRASÍLIA – 01/12/09 – Os grevistas do Judiciário Federal na capital maranhense passaram a tarde em frente à Sede da Assembleia Legislativa do Maranhão aguardando serem recebidos pelo ministro Gilmar Mendes, presidente do STF. Ele esteve no Estado para a solenidade de 20 anos de promulgação da Constituição do Maranhão.

Pela manhã, os servidores foram surpreendidos coma notícia da vinda de Mendes. Decidiram então seguir até o local da solenidade para dar visibilidade ao ministro que a greve prossegue forte no Maranhão. O Sintrajufe-MA informa que ao perceber a presença dos servidores, que bradavam palavras de ordem frente à entrada principal da Assembleia, o ministro solicitou a presença de três representantes do movimento grevista. Foram recebidos por Mendes, Saulo Arcangeli, coordenador do Sintrajufe e da Fenajufe; Antônio Eduardo Pereira, servidor da Justiça Federal; e Denise Moreira Reis, da JT.

Durante o encontro, o presidente do STF disse concordar com a revisão, mas que cortes devem ser feitos. Os representantes sugeriram que, se tem que cortar, que seja nas Funções Comissionadas e nos Cargos em Comissão. O presidente disse concordar com essa tese, mas que sabe que alguns ministros do Supremo são contra.

Os representantes dos trabalhadores informaram que o Comando Nacional de Greve já vem se reunindo com os demais ministros do Supremo em Brasília para tratar da questão e conseguir apoio à proposta de revisão apresentada em 7 de outubro. “Pedimos mais rapidez no tratamento da questão”, informou Saulo Arcangeli aos grevistas ao final do encontro.

O ministro respondeu que está tentando ir rápido. “Mas tem que acabar com a greve”, reafirmou Gilmar à Comissão de servidores. Ele disse ainda que há uma comissão estudando a proposta e que tão logo os estudos estejam concluídos a proposta será enviada ao Congresso Nacional.

Os grevistas avaliaram, em assembleia realizada após o encontro, que a solução, no momento, é seguir com a greve, até que a proposta seja efetivamente apresentada. O deputado federal Flávio Dino [PCdoB/MA] também esteve presente ao encontro.

Na assembleia, os servidores avaliaram que o recado foi dado, com o saldo ainda de ampla cobertura para o movimento da categoria por parte da mídia em frente ao prédio da Assembleia Legislativa maranhense.

Mais adesões
A exemplo da Justiça Eleitoral da cidade, que ontem, junto com a JE de Açailândia e João Lisboa, decidiu entrar na greve, hoje foram as Justiças do Trabalho e Federal da cidade de Imperatriz, no Maranhão, que entraram no movimento. Dessa forma, os três ramos do Judiciário Federal na segunda maior cidade do Maranhão agora estão com suas atividades comprometidas pela greve nacional pela revisão.

Retaliações
Chegou ao conhecimento dos servidores em greve na JT portaria editada ontem pela presidente do TRT/MA, desembargadora Márcia Andréa Farias, exigindo limite de 40% de servidores presentes em todos os locais de trabalho e ameaça de corte de ponto. Os servidores reagiram com indignação à tentativa de cerceamento do direito de greve por parte do TRT/MA, e decidiram que o movimento, ao contrário, deve ser fortalecido.

Fonte: Sintrajufe-MA