Em todo o país, categoria vai paralisar dias 11 e 12 para pressionar o STF a enviar projeto de revisão salarial

Nos próximos dias 11 e 12 de novembro a categoria, em todo o país, realizará mais uma ação coordenada pela Fenajufe e os sindicatos para reforçar a campanha em defesa da revisão salarial. Nesses dois dias, os servidores paralisarão as atividades como parte do calendário de mobilizações, aprovado na última reunião ampliada da Fenajufe, que incluiu também o Dia Nacional de Lutas, promovido no Dia do Servidor Público [28], e a reunião ampliada da Fenajufe com caráter deliberativo, no próximo dia 14, em Brasília.

Os coordenadores da Fenajufe Lúcia Bernardes e Zé Carlos Oliveira, de plantão em Brasília, lembram que o último dia 28 foi mais uma data em que a categoria realizou manifestações, debates, atos públicos, assembleias e paralisações, reivindicando o envio imediato, ao Congresso Nacional, do projeto de revisão salarial dos servidores do Judiciário Federal. Em quase todos os Estados, o dia foi marcado por uma série de atividades, em que o mote principal foi a cobrança para que o STF encaminhe imediatamente o projeto de lei ao Legislativo sem cortes na tabela apresentada na proposta fechada na reunião dos presidente dos tribunais superiores no dia 7 de outubro.

Agora, a categoria se prepara para dois dias de paralisação na próxima semana. Desde a terça-feira [03], os sindicatos vem percorrendo os locais de trabalho convocando a categoria para as assembleias setoriais, que iriam discutir o indicativo de greve de 48 horas. E o resultado foi positivo, como pode ser conferido no quadro de mobilizações que segue abaixo. Nas assembleias de quase todos os Estados, a categoria aprovou o estado de greve e também as paralisações nos dias 11 e 12 de novembro. Alguns sindicatos realizarão novas assembleias para votar o indicativo de paralisação de 48 horas, seguindo a orientação da Fenajufe.

Conforme pode ser verificado no quadro abaixo, as formas de mobilização pela revisão salarial são variadas. Em alguns locais, haverá paralisação de duas horas nos dois dias, em outros os servidores vão cruzar os braços durante 24 ou 48 horas nos dias 11 e 12. Em todos os Estados, além das paralisações, os sindicatos também preparam um calendário de atividades, que conta com atos públicos unificados ou manifestações setoriais. Tudo isso para mostrar à cúpula do Judiciário Federal que a categoria não vai se curvar diante de ameaças e do conservadorismo de setores da magistratura, que se posicionaram contrários à legítima reivindicação de revisão salarial.

A coordenadora da Fenajufe Lúcia Bernardes avalia como positivo o saldo final das movimentações promovidas pelos sindicatos, em todo o país, nas duas últimas semanas. Ela acredita que os servidores já estão preparados para realizarem um movimento mais forte e radicalizado, como a greve por tempo indeterminado, caso não haja avanço nas negociações na próxima semana.

“No Dia do Servidor Público a categoria foi às ruas e engrossou as atividades promovidas pelos seus sindicatos, com o objetivo de mostrar às administrações que não vão deixar de deflagrar a greve, caso não tenhamos nenhuma resposta positiva nos próximos dias. Mas ainda precisamos reforçar ainda mais essa nossa campanha, por isso orientamos que os sindicatos continuem cumprindo a agenda de mobilizações e garantam uma participação ainda maior nos dias 11 e 12 de novembro”, ressalta Lúcia.

Zé Oliveira afirma que a expectativa da Fenajufe é que, na próxima semana, todos os sindicatos não poupem esforços para conseguir trazer toda a categoria para a campanha, convencendo-a que somente a luta será capaz de conquistar avanços importantes nesse momento. “Já estamos praticamente no final do ano e se o STF não encaminhar agora o projeto ao Congresso Nacional, o cenário ficará muito mais difícil. Precisamos conseguir uma resposta positiva na próxima semana, mas para isso é fundamental intensificarmos a luta”, argumenta Zé.

O coordenador da Fenajufe afirma que a proposta em negociação com os tribunais superiores busca a equiparação salarial dos servidores do Judiciário com carreiras do Executivo e do Legislativo. “Não é possível que setores do próprio Poder se contraponham a esse objetivo”, argumenta.

Reunião ampliada: prazo para inscrições termina dia 10
Outra atividade da categoria na próxima semana é a reunião ampliada com caráter deliberativo, no sábado, 14 de novembro. Os coordenadores da Fenajufe também orientam os sindicatos a elegerem seus delegados para a reunião, que poderá votar a greve por tempo indeterminado. Os critérios para eleição de delegados, observadores e suplentes seguiram na convocatória, enviada a todos os sindicatos de base.

Para se inscrever, os sindicatos terão que encaminhar cópia da convocatória, da ata e da lista de presença da assembleia geral e também a ficha de dados cadastrais atualizada e preenchida. Estes documentos deverão ser escaneados e enviados para o endereço eletrônico secpolitica@fenajufe.org.br, até a próxima terça-feira, 10 de novembro, impreterivelmente.

Na pauta da ampliada estão: informes das entidades, revisão salarial e greve. A reunião ampliada da Fenajufe será no Hotel Nacional, a partir das 10h.

Clique aqui e confira o quadro de mobilização nos dias 11 e 12 de novembro.

Da Fenajufe – Leonor Costa