A Fenajufe está convocando todos os seus sindicatos filiados para a próxima reunião ampliada dos servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União, no dia 17 de outubro, em Brasília. O encontro debaterá, principalmente, a proposta de revisão salarial fechada pelos presidentes dos tribunais superiores na última quarta-feira [07] e também as próximas atividades de mobilização que deverão ser feitas para pressionar o STF a encaminhar logo o projeto ao Congresso Nacional. A ampliada discutirá, ainda, a Resolução 88 do Conselho Nacional de Justiça, referente à jornada de trabalho nos tribunais.
A Federação avalia que mesmo com as alterações promovidas pelos tribunais na proposta, que contemplam em parte as reivindicações da categoria, as mobilizações devem continuar em Brasília e nas demais capitais para garantir que o projeto seja enviado logo à Câmara dos Deputados.
Sobre a proposta finalizada pelos tribunais superiores, Fenajufe orienta que os sindicatos debatam o seu conteúdo com a categoria na próxima semana e tragam o resultado para reunião ampliada do dia 17 de outubro.
Reajuste salarial já está na mira da grande imprensa
A proposta de revisão salarial da categoria nem começou ainda a tramitar no Congresso Nacional, mas os veículos da grande imprensa já entraram em ação para colocar a sociedade contra os trabalhadores. Na edição desta sexta-feira [09], o Jornal O Globo publicou a matéria Tribunais querem 80% de reajuste para os servidores, com o subtítulo: Pela proposta do Judiciário, que irá à votação no Congresso, gratificação pode chegar a 135% do salário. No jornal, o periódico afirma que a proposta prevê um reajuste de 15% no vencimento base e mais um aumento da gratificação [a GAJ], que passará a ser de 135%. Além disto, a matéria também apresenta uma tabela com os atuais salários dos cargos de auxiliar, técnico e analista e os valores que ficarão após a implementação da proposta.
O texto, construído propositalmente para induzir o leitor a acreditar que o reajuste será num patamar bem maior do que a realidade, representa a primeira investida da grande imprensa, de muitas que possivelmente ainda virão, contra a luta legítima da categoria em defesa do reajuste salarial, da paridade entre ativos e aposentados e de salários dignos, não atrelados à política de gratificações.
Em resposta aos ataques dos grandes jornalões, a Fenajufe avalia que os sindicatos devem reforçar as mobilizações nos Estados, mantendo a categoria e também a população bem informada sobre o processo de luta que está sendo construído em defesa de um direito legítimo dos trabalhadores do Judiciário Federal. Na avaliação do coordenador geral Ramiro López, atitudes como essa do Jornal O Globo mostram a necessidade de organização de toda a categoria para fazer o enfrentamento no próximo período com os setores conservadores da sociedade, muito bem representados pelos grandes veículos de comunicação.
Da Fenajufe – Leonor Costa