Sindicato promove oficinas sobre saúde do trabalhador

O impacto das doenças geradas pelo trabalho na vida dos servidores do judiciário está em discussão no Sintrajusc. Dando prosseguimento aos debates iniciados no Congresso de Ita/SC, uma oficina reuniu dirigentes e servidores ativos e aposentados no último sábado (20/10) para formar facilitadores que atuarão em oficinas por todo o Estado. O objetivo é alertar os trabalhadores para uma realidade cada vez mais evidente: “O trabalhador do Judiciário Federal está adoecendo do trabalho”.
 
Segundo o especialista, que proferiu palestra durante o V Congrejusc, fatores decorrentes do modelo capitalista, como o sucateamento das condições de trabalho, têm efeito catastrófico sobre a saúde física e mental dos trabalhadores. A palestra instigou o sindicato a levar o debate para a categoria através de um projeto de caráter permanente para busca de soluções. Os trabalhadores de todo o estado terão oportunidade de participar das oficinas bimestrais. A primeira delas acontece no dia 16 de novembro, véspera do nosso Congresso Estatuinte.
 
O sindicato informará detalhes das sobre as inscrições no decorrer da semana.
 
Perfil do palestrante
Herval Pina Ribeiro é medico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É docente e pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal e da Universidade de São Paulo. Foi coordenador do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas em Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) e é membro do seu Conselho Técnico Científico. Foi secretário geral da Associação Médica Brasileira (AMB), secretário de estado da Saúde da Bahia, coordenador da 1ª Conferência de Saúde do Estado de São Paulo. Entre os livros de que é autor ou coordenador encontram-se: Políticas de Saúde e Assistência Médica (AMB,1983), De que adoecem e morrem os trabalhadores (DIESAT-IMESP,1984), Insalubridade: A morte Lenta do Trabalho (DIESAT-Oboré, 1987), Hospital: História e Crise (Cortês, 1994), Ler: Conhecimento, Práticas e Movimento Social (FSPUSP-SESSP, 1997), A violência Oculta do Trabalho.As lesões por esforços repetitivos (Fiocruz, 1999) e Violência e Hospital: Pode a dor ser espetáculo? (em publicação), e O juiz sem a Toga (Lagoa Editora, 2006).
 
Fonte: Sintrajusc