Assembléias na Bahia aprovam participação no Dia Nacional de Lutas

As assembléias setoriais da Bahia do TRE e da Justiça Federal, no dia 18, e do TRT, no dia 16, deliberaram pela participação da categoria na Marcha dos Trabalhadores, que está sendo convocada pela CUT/BA, MST e outras entidades dos movimentos sindical e popular para o dia 23 de maio – Dia Nacional de Lutas.
Contra a retirada de direitos dos trabalhadores; contra o PLP 01/07, que limita as despesas com gasto de pessoal no serviço público; pela manutenção do veto à Emenda 03, que flexibiliza as leis trabalhistas; contra a PEC 02 e pelo direito irrestrito de greve e negociação coletiva no serviço público são os itens que estarão na pauta da manifestação, marcada para às 10h, do dia 23 de maio, no Campo Grande.
As assembléias do Sindjufe/BA decidiram também que os servidores devem fazer, no dia 23, das 8h30 às 9h30, panfletagem na porta do Prédio das Varas, do bairro do Comércio, convocando os servidores e a população para a Marcha. Na assembléia da Justiça Federal foi aprovado que os servidores deste órgão devem reforçar a panfletagem no Comércio. Na assembléia do TRE os servidores assumiram o compromisso de participarem da marcha.

Bandeiras de luta

Sobre as bandeiras de luta, as assembléias avaliaram que a categoria deve se mobilizar e, se for o caso, entrar em greve, caso o governo mantenha as propostas de conter o gasto com o serviço público e inviabilizar o direito de greve.
Os servidores do Judiciário Federal também vão se juntar à luta dos trabalhadores do setor privado contra a emenda 3 e pela manutenção do veto presidencial a esta emenda, que flexibiliza as relações trabalhistas. Também vão lutar pela defesa da Previdência Social pública e universal, com inclusão dos trabalhadores que estão fora da cobertura do sistema; reforma agrária e política agrícola que valorize o trabalhador rural; educação pública de qualidade; redução do superávit primário e direcionamento de mais recursos para políticas públicas.

Fonte: Sindjufe/BA