Em todo o país, trabalhadores vão às ruas participar das atividades do Primeiro de Maio

“O Primeiro de Maio é um dia de reflexão. A data representa um ciclo de lutas seculares dos oprimidos contra os opressores. Muito sangue e suor vêm sendo derramados pela classe trabalhadora em todo o mundo para a conquista de direitos e de uma vida digna. Mas é um dia de confraternização também, para celebrar as conquistas e renovar nosso espírito para os ciclos de luta à nossa frente”, afirmou o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, chamando os trabalhadores a ocuparem as ruas do país nesta terça-feira e fazer do seu dia um novo marco na luta pelo desenvolvimento.
Na avaliação de Artur Henrique, o lema do 1º de Maio deste ano – “Desenvolvimento Econômico com Distribuição de Renda, Valorização e Defesa do Meio Ambiente” – dialoga com o sentimento dos brasileiros, que lutam para aprofundar as transformações no país.
Para saber a programação do dia 1° de Maio em vários Estados, acesse à página da CUT nacional: http://www.agenciacut.org.br.

Histórico

Segundo informações publicadas na página da Nova Central (www.ncst.org.br), O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Em memória dos mártires de Chicago e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: Fenajufe, com Agência CUT, e Diap