Cnesf discute retomada dos trabalhos da Mesa Nacional de Negociação

A reunião de segunda-feira [16] da Cnesf, que contou também com a participação de entidades da bancada sindical e de representantes da direção nacional da CUT, discutiu a retomada dos trabalhos da Mesa Nacional de Negociação Permanente, integrada por dirigentes sindicais do funcionalismo federal e por representantes do governo federal. O encontro, que também tratou das atividades do Dia Nacional de Luta, realizado nesta terça-feira [17], em todo o país, teve a participação dos coordenadores da Fenajufe Ramiro López, Lúcia Bernardes e Pedro Aparecido.
Nessa reunião, as entidades discutiram como deverá ser a intervenção dos servidores nos próximos encontros da Mesa, no Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão, que terá agora o caráter de Grupo de Trabalho. Uma das questões debatidas foi quanto aos nomes que representarão a bancada sindical, uma vez que o GT funcionará com seis membros do governo e com seis a oito dirigentes sindicais do funcionalismo federal. A Fenajufe, que integra a Cnesf, reivindica sua participação no Grupo de Trabalho, já que é a única entidade que representa os servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União.
Os dirigentes sindicais decidiram realizar uma nova reunião da bancada sindical no dia 8 de maio para discutir e definir as entidades que integrarão o GT, após a Plenária Nacional dos SPFs, onde será discutido este item. Até o dia 10 de maio a Cnesf deverá encaminhar à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento os nomes que representarão os servidores federais.

Reunião reafirma realização de plenária nacional

Na reunião de ontem, os dirigentes das entidades nacionais da Cnesf também confirmaram a realização da Plenária Nacional dos SPFs no dia 6 de maio. Para acompanhar o calendário unificado da campanha salarial de 2007 dos servidores federais, a Fenajufe convocou ontem reunião ampliada, com caráter deliberativo, para o dia 5 de maio. Conforme deliberação do 6° Congrejufe, a ampliada votará o plano de lutas da categoria.
Os sindicatos terão que realizar assembléia geral para eleger os delegados e observadores que participarão da ampliada e da plenária dos SPFs. É importante que os sindicatos realizem logo a assembléia geral e informem o resultado à secretaria da Federação [fenajufe.org.br], até o dia 3 de maio, com a lista dos delegados e observadores eleitos.

Fonte: Fenajufe (Leonor Costa)