A grade de programação da TV Senado deste final de semana traz bons motivos para ficar em casa. A partir de sexta-feira (25), será exibido o documentário Betinho 70 Anos – uma homenagem da emissora ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, criador da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida e imortalizado como o “irmão do Henfil” na canção O Bêbado e o Equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc. Já para quem gosta de música instrumental, outra boa pedida é assistir ao programa Conversa de Música, quando o grupo O Quinteto Barroco apresentará algumas das obras mais representativas desse rico período da história da música.
Betinho 70 Anos traça um panorama da incrível trajetória desse cidadão que encantou milhões de brasileiros, ao coordenar a campanha contra a fome e participar ativamente de outros importantes movimentos de mobilização popular, como a reforma agrária, a luta pela conscientização da Aids e pela distribuição gratuita de medicamentos contra a doença, o movimento pela ética na política. O programa traz depoimentos de Maria Nakano (viúva); dos atores Paulo Betti e Letícia Sabatela; do pintor Siron Franco; de Cândido Gryzibowski e Dulce Pandolfi, diretores do IBASE; do músico Gilberto Gil, entre outros companheiros de Betinho na sua cruzada em prol da cidadania.
Violência
E, pela passagem do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, em 25 de novembro, a TV Senado vai apresentar, nessa data, o especial Sobreviventes: Lembranças da Violência Doméstica. No documentário, são citadas pesquisas que revelam que uma em cada três mulheres no mundo já foi agredida em algum momento de sua vida. Essa triste realidade é ilustrada com o depoimento de cinco mulheres que decidiram mostrar a cara porque acreditam que suas experiências podem ajudar outras mulheres vítimas de agressões e ameaças.
A TV Senado pode ser sintonizada pelo Canal 51 UHF e Canal 07 (Net Brasília). Também no canal 96 da Sky , 217 da Direct TV e 17 da TECSAT.
Veja as datas e os horários desses e de outros programas da TV Senado no www.senado.gov.br/tv.