O Sintrajusc fará Assembleia dia 28 de novembro (quinta-feira), às 19h30, via Google Meet, para conversar com a categoria sobre o andamento das negociações, em Brasília, do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). O tema terá a participação de Lucena Pacheco Martins, Coordenadora Geral da Fenajufe. Outro assunto na Assembleia, por orientação da Fenajufe, tratará das discussões em torno de um sindicato exclusivo de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (OJAFs).
Com relação ao PCCS, o objetivo é detalhar a informação vinda do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apresentou índices para reajustes salariais em 2025, 2026 e 2027 para os servidores e servidoras do Judiciário Federal.
Os índices foram apresentados em reunião no Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores no final de outubro. O coordenador do Subgrupo 3 (responsável pela política remuneratória no Fórum), João D’arc de Oliveira, informou que o foco para reajustes é 2026, mas que há possibilidade para novembro de 2025 caso o orçamento permita, além da já aprovada reposição de 6,13% em fevereiro. Ele disse que o CNJ apresentou um estudo sobre reajustes salariais, com projeções para os próximos três anos. Os índices seriam os seguintes: 2025 – 2,1%; 2026 – 9,2%; 2027 – 11,5%.
Para tratar do tema referente aos OJAFs, a Assembleia terá a participação de Márcia Pissurno, Coordenadora Geral do Sindjufe/MS, e do Assessor Jurídico do Sintrajusc, advogado Pedro Pita Machado. A Fenajufe tem destacado a importância da unidade de Oficiais de Justiça na luta sindical, alertando que a divisão da categoria não fortalece ninguém, apenas diminui a força desse segmento, fragmenta a luta e reduz a capacidade de conquistar vitórias.
Ao longo dos anos, a Fenajufe sempre valorizou as demandas específicas dos Oficiais de Justiça, criando núcleos, promovendo encontros nacionais (COJAF) periódicos e articulando pautas. A atuação conjunta com os Sindicatos permitiu conquistas fundamentais, como a Gratificação de Atividade Externa (GAE), que é levada para a aposentadoria, a unificação da indenização de transporte, a não absorção da VPNI /GAE por intermédio de lei, a luta contra a desjudicialização, além de três PCSs e três reajustes e a luta constante pela valorização do vencimento-base.
O entendimento é que a nossa força está na unidade e na capacidade de representar cada segmento, incluindo os Oficiais de Justiça, dentro de uma organização sindical forte.
Para participar, inscreva-se no formulário: https://forms.gle/hcNZXpCPQjk3PrUD7
O link para ingresso na Assembleia será enviado para o e-mail informado no formulário.