O Sintrajusc enviou ofício à OAB-SC solicitando providências ao enfrentamento de golpes praticados por falsos advogados. Em reposta, foi informado de que há um grupo de trabalho liderado pela Secretaria Geral da OAB/SC para interlocução junto à Delegacia Especializada em Crimes Virtuais, que possui competência para apurar a situação. Foi solicitado ao Sindicato buscar reunir todas as provas possíveis e encaminhar à OAB-SC. O Sindicato também irá procurar a Delegacia Especializada em Crimes Virtuais em Florianópolis. Foi solicitado o seguinte à Ordem:
-Ações junto às autoridades policiais e Ministério Público, através de colaboração efetiva para investigação e repressão de tais atos, com fornecimento de orientações e suporte necessários à identificação dos responsáveis e consequente punição;
-Apoio à recuperação de valores indevidamente transferidos pelos nossos sindicalizados, com ação institucional direta tanto em relação aos órgãos policiais e Ministério Público, mas também junto ao Banco Central e demais instituições financeiras, tanto em apoio contínuo quanto mediante requerimento do Sintrajusc e das partes envolvidas, fornecendo informações e recursos disponíveis para esse fim.
Temos feitos vários alertas, no site, nas redes sociais e em boletim impresso, alertando a categoria para os golpes. Infelizmente, em alguns casos, os crimes foram consumados. Os falsos advogados apresentam dados referentes ao processo judicial, tais como o número de autuação da demanda, documentos extraídos dos autos e informações a respeito do andamento, de modo a conferir fidedignidade à criminosa solicitação.
Sempre desconfie de toda a solicitação de valores por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail e nunca faça pagamento sem antes conferir a autenticidade da origem. Caso haja alguma dúvida, entre em contato com o Sintrajusc e o Escritório Pita Machado Advogados através dos contatos abaixo:
Contatos oficiais:
Sintrajusc
Fone: (48) 32224668
Whatsapp (48) 32224668
Pita Machado Advogados
Fone: (48) 32226766
Whatsapp: (48) 996546766
E-mail: sc@pita.adv.br