As coordenadoras do Sintrajusc Denise Zavarize e Maria José Olegário estiveram nesta segunda-feira (7) na Direção Geral do TRT-SC para tratar de vários assuntos de interesse da categoria. Um deles foi o pagamento da Vantagem Pecuniária Individual (VPI), já reconhecido como de direito dos servidores e servidoras referente ao período de 22 de julho de 2016 a 31 de dezembro de 2018. Segundo o diretor geral do TRT-SC, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, os cálculos já estão prontos e o tribunal aguarda a autorização para pagamento (em folha suplementar).
Outro assunto tratado referiu-se às dificuldades, relatadas por colegas ao Sindicato, referentes ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e ao AUD 4.0, tornando cada vez mais desgastante o trabalho de assistentes de audiência. O AUD 4.0 e o PJe vêm apresentando erro de forma frequente, e o Sindicato está preocupado com os encaminhamentos em relação a prazos e expedientes em face dos problemas relatados e, principalmente, com a saúde física e mental dos servidores e servidoras, visto que falhas em programas fundamentais para o trabalho cotidiano levam a desgastes e irritações de toda a ordem. A administração ouviu o relato e o Sindicato ficou de formalizar o assunto em requerimento ao Tribunal.
As coordenadoras também cobraram a administração sobre o pedido do Sindicato para a instalação de refeitório no prédio-sede. A resposta foi que serão iniciadas obras na parte de trás do prédio-sede, o que dificultaria a demanda por enquanto, mas as coordenadoras observaram que a estrutura poderia ficar onde era, anos atrás, a cantina (no térreo). O Sintrajusc irá, por requerimento, pedir resposta mais concreta, com prazo de atendimento da melhoria, solicitada por colegas quando da passagem de coordenadores nos locais de trabalho, visto que é o tipo de espaço também importante para convivência, ainda que esporádica, nesses tempos de teletrabalho.
Por fim, as coordenadoras solicitaram que a administração estude formas de facilitar o acesso de aposentados e aposentadas às rotinas digitais do TRT-SC, porque tem havido dificuldade para consultar PROADs e até o próprio contracheque. O Sindicato insistiu que deve haver um meio termo para garantir segurança e acesso digital a um público que não precisa mais acompanhar todas as mudanças tecnológicas, mas muitas vezes precisa, por diferentes motivos, acessar as rotinas digitais do Tribunal.
VPI NA JUSTIÇA FEDERAL DE SC
A informação prestada nesta segunda-feira (7) foi que os cálculos estão sendo feitos e à espera de autorização de pagamento. No despacho deste dia 7/10 em ação do Sintrajusc, foi reconhecido que não incide prescrição no caso dos substituídos do Sindicato.
VPI NA JUSTIÇA ELEITORAL DE SC
A informação prestada nesta segunda-feira (7) foi que os cálculos estão sendo feitos e à espera de autorização de pagamento.
O Sintrajusc tem sistematicamente cobrado as administrações e os tribunais para que façam os pagamentos, visto que há ligeireza quando se trata de pagamento a magistrados para os benefícios autoconcedidos. Para servidores e servidores, lamentavelmente é uma via crucis administrativa e judicial.