Ampliada da Fenajufe define incremento da campanha contra PEC 02

Além de discutir as estratégias de mobilização pela aprovação dos projetos de revisão dos PCS do Judiciário e MPU, a reunião ampliada realizada no último sábado, 1º de outubro, em Brasília, discutiu também a campanha contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 02/03, de autoria do deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE). Um dos eixos da campanha salarial da categoria, a luta contra o projeto deve ser reforçada, segundo a avaliação dos presentes na ampliada.
A PEC é combatida pela Fenajufe e sindicatos de base por se tratar de uma matéria que permite a efetivação de servidores requisitados no órgão em que estão trabalhando. O combate à prática indiscriminada da requisição, bem como do nepotismo, é uma bandeira histórica da Fenajufe e dos servidores do Judiciário e MPU. As entidades sindicais defendem que o servidor público ocupe o cargo para o qual prestou concurso.
A partir de uma avaliação dos servidores que participaram da reunião ampliada, a campanha contra a aprovação da PEC 02 também deve estar na pauta dos debates, assembléias e atos públicos em defesa do PCS. Representantes dos Sintrajufe/PE informaram como está sendo feita a campanha em Pernambuco e ressaltaram a necessidade de os demais sindicatos jogarem peso nesse eixo da campanha salarial dos servidores do Judiciário e MPU.
A Fenajufe orienta que as entidades façam panfletagem na sociedade explicando os motivos da mobilização contra a PEC 02. Os sindicatos também devem divulgar o abaixo assinado junto à categoria, disponível na página da Fenajufe, e colher o máximo de assinaturas possível nos locais de trabalho. Ainda sobre o abaixo assinado, a reunião ampliada definiu o dia 22 de outubro como data limite para os sindicatos enviarem as assinaturas para Fenajufe. Na reunião ampliada será discutida a estratégia de como o abaixo-assinado será entregue aos parlamentares.

Fonte: Fenajufe (Leonor Costa)