“Algoritmos e extrema-direita: como enfrentar o neofascismo na era dos monopólios midiáticos” foi tema, dia 20 de junho, do Ciclo de Formação Sindical do Sintrajusc

A terceira atividade do “Ciclo de Formação Sindical do Sintrajusc: Mundo do Trabalho e Direitos em Debate” foi na quinta-feira, dia 20 de junho, às 19 horas, no auditório do Sinjusc, com o tema “Algoritmos e extrema-direita: como enfrentar o neofascismo na era dos monopólios midiáticos”. As palestrantes foram Letícia Oliveira e Magali Cunha, com apresentação artística a cargo da Roda de Choro Mulheril.

Magali Cunha é doutora em Ciências da Comunicação, jornalista, pesquisadora em Religião e Política no Instituto de Estudos da Religião (ISER) e integrante do Coletivo Bereia – Informação e Checagem de Conteúdo. Ela detalhou a ascensão histórica da onda conservadora em partidos, movimentos e grupos no Brasil e mundo afora, assim como as estratégias discursivas por eles utilizadas e as formas de enfrentamento no cotidiano.

Letícia Oliveira é jornalista independente e pesquisadora especializada em monitorar as ações de diferentes grupos de extrema-direita brasileiros. Ela também detalhou como as chamadas Big techs, ou gigantes da tecnologia, exercem domínio na comunicação e inovação, a exemplo da Meta, empresa controladora dos aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram.

Em breve publicaremos a cobertura completa da atividade.

O “Ciclo de Formação Sindical do Sintrajusc: Mundo do Trabalho e Direitos em Debate” aborda diferentes temas referentes à realidade da classe trabalhadora. Estão previstos encontros mensais em Florianópolis reunindo lideranças dos movimentos sociais, sindicais, juristas e pensadores.

Fotos: Rubens Lopes e Rodrigues Viana