Ministro do Planejamento descarta reajuste linear para SPFs em 2006

Os servidores do Judiciário Federal vão ter de lutar muito no ano que vem para garantir reajuste salarial, se for mantida a intenção manifestada pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. O ministro afirmou hoje, durante reunião da mesa nacional de negociação permanente, em Brasília, que o governo dará preferência, nas negociações com servidores públicos, àquelas categorias que tiverem reajuste salarial inferior a 29,17%, correspondente à inflação projetada para o período entre 2003 e 2006.
O ministro afirmou que o governo manterá a política de reajustes diferenciados, e assim justificou o veto feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que estabelecia um reajuste linear para os funcionários públicos em 2006.
Segundo entendimento do governo, seriam beneficiados com reajuste em 2006 apenas os servidores da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e a dos professores universitários. Apesar de mais uma década sem reajuste, o ministro acredita que, do total de 1 milhão de servidores, cerca de 300 mil estão com reajustes abaixo dessa projeção.
A Mesa de Negociação Permanente, da qual fazem parte o ministro do Planejamento e representantes de servidores, reuniu-se hoje a fim de preparar a rodada de negociação para o reajuste do ano que vem. As negociações terão início em outubro.
A campanha salarial dos servidores do Judiciário Federal é um dos pontos de pauta da reunião ampliada da Fenajufe que acontecerá neste sábado, em Brasília.

Fonte: Com informações do Espaço Vital