A Fenajufe reuniu-se com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, nessa quarta-feira (13), quando apresentou o anteprojeto de reestruturação da carreira das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União (PJU) e destacou a importância da valorização da categoria.
A ministra Cármen Lúcia demonstrou grande interesse na reestruturação da carreira, enfatizando que a atualização é crucial, pois a carreira dos servidores do PJU está defasada. Ela ressaltou a necessidade de uma “revolução” na carreira para adequá-la aos diversos fazeres dos cargos e às demandas atuais. Além disso, destacou as dificuldades enfrentadas pelos servidores ao longo dos anos, enfatizando a estagnação da carreira frente ao avanço da tecnologia e as mudanças no mundo do trabalho, que não têm sido devidamente reconhecidas.
Entre os principais pontos da proposta apresentada estão: salário equivalente aos cargos do ciclo de gestão para os analistas; criação de uma carreira única para os três cargos; redução da diferença salarial entre técnicos e analistas com a superposição de tabelas; reestruturação da regra dos adicionais de qualificação; Teste de Aptidão Física (TAF) e regulamentação da polícia judicial.
Conheça o anteprojeto AQUI.
Durante a audiência, a ministra também informou que o diretor-geral do STF, Eduardo Toledo, está ciente do anteprojeto. A Fenajufe protocolou a proposta no STF em 13 de dezembro de 2023 e, em janeiro deste ano, entregou pessoalmente o documento em audiência com o DG.
O anteprojeto será discutido mais detalhadamente no Fórum de Carreira do CNJ, onde o Plano de Cargos e Salários (PCS) será delineado como resultado dessas conversas, posteriormente será submetido pelo STF como projeto de lei ao Congresso Nacional para análise legislativa.
Com informações da Fenajufe