Servidores do Judiciário Federal preparam Dia Nacional de Mobilização na próxima terça, 30

No próximo dia 30, os servidores do Judiciário Federal de todo o País realizam o Dia Nacional de Mobilização. A data foi definida pela Fenajufe na última reunião ampliada. Nesta semana, a diretoria do Sintrajusc está realizando várias viagens para o interior do Estado, preparando a assembléia estadual do dia 29, segunda-feira, preparatória para o ato do dia seguinte. Assembléias no TRT e na Justiça Federal já deliberaram pela participação na assembléia do dia 29. Assembléia no TRE acontece nesta quarta, 24.
O dia 30 foi definido como Dia Nacional de Mobilização porque nesta data o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, comprometeu-se a encaminhar o anteprojeto do Plano de Cargos e Salários (PCS) para o Congresso Nacional. O anteprojeto deveria ter sido analisado na semana passada pelos ministros do STF, mas a reunião foi adiada para amanhã. Após a realização da mobilização do dia 30, os servidores realizam rodadas de assembléias em todo o País até o dia 2 de setembro, avaliando o ato e preparando a participação na reunião ampliada do dia 3 de setembro.
Indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 13 de setembro foi aprovado na reunião ampliada do dia 11 de agosto, em Brasília, se o PCS não for enviado ao Congresso. A proposta deverá ser novamente discutida na reunião ampliada do dia 3. Mas é preciso considerar que a greve pode ser um caminho para que o ano de 2005 não passe em branco para os servidores do Judiciário Federal.