9 de agosto é Dia Nacional de Mobilização pelo envio imediato do PCS à Câmara

9 de agosto é Dia Nacional de Mobilização dos servidores do Judiciário Federal. O objetivo é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo envio do anteprojeto dos PCSs do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (MPU) para o Congresso Nacional. O anteprojeto já foi encaminhado ao STF, com as devidas ressalvas da Fenajufe, feitas a partir das discussões com os sindicatos de base. Há mais de um ano os servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União trabalham pela reestruturação de seus Planos de Cargos e Salários (PCSs). Durante esse período, foram realizados grupos de trabalhos, plenárias, e outras discussões com a categoria para que as propostas de reestruturação do novo Plano fossem criadas e encaminhadas para aprovação.
Vários argumentos contribuem para que os servidores pressionem o STF a encaminhar os PCS’s à Câmara dos Deputados:
* as comissões que elaboraram as propostas de novas tabelas para os servidores do Judiciário e do MPU concluíram seus trabalhos no ano passado;
* as administrações dos tribunais terem reconhecido a necessidade de revisão dos PCSs;
* as leis que reajustam os subsídios de magistrados e procuradores já terem sido sancionadas pelo presidente da República;
* o agendamento da votação do PCS dos servidores da Câmara Federal estarem na pauta de agosto, o STF ainda não encaminhou o Plano para a Câmara dos Deputados.
Várias mobilizações, atos, reuniões, e outras formas de reivindicação, já foram realizadas pela categoria para pressionar o envio dos PCSs. No dia 11 de agosto, será realizada a próxima reunião ampliada para avaliar as atividades de mobilização e definir os próximos passos da luta.

Fonte: Fenajufe