A maioria da população dos Estados Unidos duvida que o país vencerá a guerra no Iraque e acredita que o governo de George W. Bush deliberadamente enganou os americanos sobre a capacidade de armamentos do Iraque, revelou ontem (27) uma pesquisa conjunta das mídias USA Today/CNN/Gallup.
Além da considerar a derrota no Iraque, a sondagem publicada na edição de ontem do jornal USA Today também indicou pela primeira vez que mais da metade dos americanos, 51%, acreditam que o governo enganou abertamente a população, quando afirmou que o Iraque tinha armas de destruição em massa para invadir o país árabe, disse o USA Today. Bush usou o pretexto das armas biológicas, químicas e nucleares do Iraque como o principal motivo para lançar a guerra de 2003, mas nenhuma arma do tipo foi encontrada.
De acordo com a pesquisa, 32% dos entrevistados disseram não achar que os EUA possam ganhar a guerra; outros 21% afirmaram que o país poderia vencer, mas que não acreditavam que isso aconteceria. Apenas 43% mostraram-se confiantes em uma vitória no Iraque. A pesquisa foi realizada no dia 24 de julho e tem uma margem de erro de 3 a 5 pontos percentuais.
Fonte: Diário Vermelho