Florianópolis sediou Encontro de gestores e Congresso Nacional dos Agentes de Polícia do PJU

A cidade de Florianópolis recebeu, na última semana, o IX Encontro Nacional de Gestores da Polícia do Poder Judiciário da União e II Congresso Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União, realizados pela AGEPOLJUS, associação nacional da categoria. Os eventos tiveram a exposição de painéis que discutiram temas relacionados à carreira de agentes de polícia do PJU e sua importância na garantia da segurança institucional dos tribunais e no fortalecimento do sistema de justiça brasileiro. O Sintrajusc esteve presente na mesa de abertura do congresso, representado pelo Coordenador Geral Paulo Roberto Koinski, que também representou a Fenajufe, e o Coordenador Regional Marlucio Bittencourt.

Em sua fala, o coordenador Paulo Roberto Koinski, destacou a importância de uma polícia judicial independente e lembrou da tentativa de golpe de Estado do dia 8 de janeiro, quando milhares de pessoas invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, para saquear e causar a depredação do patrimônio público com o objetivo de provocar um golpe militar contra o governo Lula. “Naquele momento, ficou latente que precisamos investir na polícia judicial e que os agentes precisam ser atendidos em suas reivindicações”, enfatizou. A omissão da repressão dos ataques terroristas pela força pública gerou o afastamento o Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e a prisão do Secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres.

O coordenador Marlucio Bittencourt, agente da polícia judicial, ressaltou a importância do evento para a troca de conhecimento. “É a partir deste congresso que são traçadas as diretrizes de segurança dos tribunais, além de fomentarmos a responsabilidade de cada agente no desempenho de sua atribuição e também a importância das entidades de classe para organização e busca dos nossos anseios”. E completa, “são nesses espaços que nos aproximamos da categoria e dos clientes internos (colegas de outras categorias e desembargadores)”.

O Congresso também tratou sobre a transformação da profissão com a inclusão da categoria no rol das Polícias Institucionais, o que garantiu maior valorização para os servidores, além de trazer a experiência de atuação da polícia israelense no campo institucional, como um modelo internacional de segurança no poder judiciário. O Congresso teve como destaque a participação de José Mariano Benincá Beltrame, delegado da Polícia Federal e ex-Secretário de Segurança do Rio de Janeiro.

Participaram agentes da polícia judicial, gestores de segurança, desembargadores, presidentes de tribunal e presidentes de comissão de segurança dos tribunais de todo o país. Alexandre Lapagesse, diretor da AGEPOLJUS e um dos organizadores do encontro, comemorou o sucesso do evento em Florianópolis, “houve um clima de muita união entre os agentes com os objetivos em comum pela aprovação do PL que tramita no Congresso Nacional – o PL 2447/22 que introduz a Polícia Judicial na Lei 11.416/06 que rege os servidores de judiciário – um clima harmônico que favoreceu a interlocução e a troca de experiências.” O IX Encontro Nacional de Gestores da Polícia do PJU foi realizado na última quarta-feira (13) e o II Congresso Nacional dos Agentes de Polícia do PJU aconteceu na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15.

Com informações do site da Agepoljus

Foto: Agepoljus