Secretaria Permanente do Fórum Social Mundial (FSM) anunciou na quarta-feira (13/4), de sua sede em São Paulo, que Caracas foi confirmada como um dos três palcos da sexta edição do Fórum. O FSM 2006 será policêntrico, ou seja, terá múltiplos centros, com edições realizadas de forma descentralizada em diferentes lugares do mundo. A capital da Venezuela sediará a edição latino-americana do Fórum.
A decisão foi tomada em reunião dos membros do Comitê Internacional do Fórum Social (CI) realizada entre os dias 31 de março e 2 de abril de 2005 na cidade holandesa de Utrecht, onde também foi estabelecido que as outras duas sedes serão na África e Ásia, em países que serão determinados nos próximos meses.
Além de confirmar a escolha de Caracas como sede, o Comitê Internacional decidiu também que o evento será convocado nas mesmas datas que o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, — geralmente no final de janeiro — como tradicionalmente acontece. Desde sua primeira edição, o Fórum Social se apresenta como alternativa ao encontro capitalista na Europa.
O Fórum Social Mundial, cuja primeira edição aconteceu em Porto Alegre no ano 2000, sempre foi realizado nessa cidade do sul do Brasil, com exceção de 2004, quando a sede foi Mumbai (Índia).
No ano que vem, pela primeira vez o encontro será dividido em três, e em 2007 o palco será um país africano, possivelmente o Marrocos, segundo decisão do Comitê Internacional. As primeiras conversas para a organização do Fórum em Caracas serão realizadas entre os próximos dias 25 e 26 de março em Havana, onde se reunirá o Conselho Hemisférico das Américas do Fórum Social.
Embora os movimentos sociais venezuelanos jamais tenham tido uma grande presença no Fórum Social Mundial, o governo desse país sempre participou do evento, especialmente na última edição, no fim de janeiro.
Em Porto Alegre, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi um dos grandes protagonistas e tornou-se o centro das atenções no dia do encerramento, quando pronunciou um intenso discurso sobre os alcances e objetivos da “revolução bolivariana”.
Outros fóruns
No processo FSM também estão previstos os seguintes eventos:
– Fórum Social Mediterrâneo, em Barcelona, na Espanha, de 16 a 19 de junho de 2005.
– Fórum Social Caribe, em Martinica, novembro de 2005.
– Fórum Social Asiático, no Paquistão, em novembro de 2005.
– Fórum Social Europeu, em Atenas, na Grécia, em abril de 2006.
Em breve será publicado no site do FSM (www.forumsocialmundial.org.br) a íntegra do relatório da reunião do CI. A próxima reunião do CI está prevista para os dias 20 a 22 de junho deste ano, em Barcelona, na Espanha. O encontro ocorrerá imediatamente após o 1º Fórum Social Mediterrâneo (16 a 19 de junho). As comissões do CI também se reunirão durante o FSMed.
Fonte: Diário Vermelho