Sintrajusc pede o apoio do deputado Neodi Saretta (PT) para a manutenção da 3ª Vara do Trabalho em Criciúma

As coordenadoras do Sintrajusc Denise Zavarize e Maria José Olegário reuniram-se nesta terça-feira (7) com o deputado estadual Neodi Saretta (PT) para buscar apoio em prol da manutenção da 3ª Vara do Trabalho em Criciúma. Foi dito a ele que a remoção está baseada em estudos que não levam em conta de forma adequada a real carga de trabalho no fórum local, no qual se lida com um ambiente de demandas trabalhistas muito complexas e, portanto, não seriam meras quantidades de processos que definiriam essa carga. O deputado ficou de reforçar a demanda junto ao TRT-SC.

Na conversa, as coordenadoras ressaltaram que não se descarta a justeza do pleito dos advogados de Itapema, que se manifestaram pela transferência da Vara para aquele município, mas observaram que tal medida teria questionável eficácia, pois, literalmente, equivale a “tapar um santo e descobrir outro”. A luta pela manutenção da 3ª VT em Criciúma tem o apoio de entidades como a Associação dos Juízes Federais (AMC) de Santa Catarina, da Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (Amatra12) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Santa Catarina, sendo que a medida trará um impacto negativo para a região de Criciúma, com a perda na qualidade dos processos judiciais devido à sobrecarga que será gerada nas demais Varas e a demora nos julgamentos.

Nesta quarta-feira (7), o Sintrajusc fará reunião com o deputado federal Pedro Uczai (PT) Na sexta-feira, a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) se colocou à disposição para defender a causa da não remoção e comprometeu-se a se reunir com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, procurar a direção do TRT-SC e lutar contra esse grande prejuízo para a cidade e região.