CUT e Unicamp criam caravana contra atual política econômica do Governo

Por Imprensa

A Central Única dos Trabalhadores, juntamente com o Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e outros centros de economia do país, começa ainda neste semestre uma espécie de “caravana” contra a política econômica adotada pelo governo.

A idéia é discutir alternativas para a política econômica e tentar apresentá-las em forma de propostas ao governo. O primeiro seminário discutirá o tema que mais desconcerta os sindicalistas: a política salarial. Ainda em março, planejam sindicalistas e acadêmicos, um primeiro encontro deverá discutir a política de salário mínimo.

Segundo a Central, o descontentamento com a política adotada pela equipe econômica do Governo é grande. Incomodam o aumento concedido ao salário mínimo, menor do que o que seria possível, na avaliação dos sindicalistas, e o “conservadorismo excessivo” da equipe econômica. O tema do primeiro seminário será justamente a discussão de políticas para o salário mínimo.

Ainda neste semestre um novo seminário deverá discutir o “controle da política econômica”, em que se debateriam formas de participação social nas decisões tomadas pela equipe econômica, principalmente no caso da política monetária.

No segundo semestre, o projeto prevê encontros regionais e, dependendo da arrecadação de fundos, uma divulgação grande das discussões e consensos atingidos nos seminários. A depender do que ocorra até lá, os planos incluem até divulgação por meio de rádio e TV. A idéia é levar a discussão da política econômica a todas as regiões e envolver não apenas economistas e tecnocratas mas também trabalhadores, empresários e representantes dos movimentos sociais.

Fonte: Portal Vermelho com informações da Folha Online