Por Impresna
A Câmara de Florianópolis deve votar nesta quarta-feira o projeto de lei que regulamenta o passe livre para estudantes.
O projeto do vereador Márcio de Souza (PT) estende a passagem gratuita para alunos das redes municipal, estadual e federal, além de estudantes de instituição de ensino regulamentada pelo Ministério da Educação. Inclusive cursinhos pré-vestibulares.
Um adendo proposto por oito vereadores altera o projeto para que apenas estudantes do ensino fundamental da rede municipal fossem isentos do pagamento.
O projeto deveria ter sido votado na semana passada. Mas a sessão foi suspensa por volta das 2h da madrugada, devido à tensão entre vereadores e conflitos entre estudantes e policiais.
O projeto chegou a ser aprovado na primeira votação. Para que se torne lei, ainda é necessário a aprovação na numa segunda votação, o parecer de comissão que avalia o texto, a aprovação final pelos vereadores e a sanção da prefeita Angela Amin (PP).
O movimento pelo passe livre existe na Capital desde 2000 e ganhou força com a implantação do Sistema Integrado de em agosto de 2003. Este ano, grandes manifestações levaram à interrupção do tráfego e ao fechamento das pontes que dão acesso à Ilha, tendo repercurssão na imprensa nacional.
Fonte: Diário Catarinense