Entidades integrantes da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 1, para dar continuidade às discussões organizativas dos webnários que iniciam no sábado, 6 de junho.
Na pauta do encontro desta semana, a proposta foi a discussão do teletrabalho no serviço público, apontando a realidade vivenciada por todo o segmento e as dificuldades enfrentadas, como o registro de jornada, que, em muitas entidades, não existe. A possibilidade de retorno para algumas categorias também foi discutida. Sobre o teletrabalho, o Sintrajusc está requerendo o fim da exigência de produtividade superior a do trabalho presencial na Justiça do Trabalho e Justiça Federal.
Em reunião realizada na manhã do sábado, 30, foi definido que a partir de 6 de junho uma série de seminários virtuais – webnários – será realizada com o tema “O serviço público em tempos de pandemia”, com foco nos seguintes tópicos:
– o funcionamento do teletrabalho e melhorias necessárias
– o serviço público na construção de um Brasil melhor
– a pauta do Congresso pós-pandemia (Reforma Administrativa; revisitação da Reforma da Previdência etc.)
Os primeiros acontecem já no sábado, 6, nos seguintes horários, divididos por estados:
– Minas Gerais, às 10h
– São Paulo, às 14h
– Rio de Janeiro às 16h
Em sua participação, a Fenajufe avaliou que o momento é complicado, agravado pelos riscos à democracia, sendo ela um pressuposto para que se possa lutar pelo serviço público. Sem ela, não haverá luta. Na sequência, foi solicitado que a Frente Mista também encampasse a defesa da suspensão dos consignados, sendo que a Fenajufe encaminhou ofício nestes termos para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ).
A importância do tema justifica a participação da Frente na empreitada, uma vez que, mesmo não tendo sofrido redução salarial, vários servidores e servidoras acabaram tendo a renda familiar significativamente comprometida pela redução de salários e pelo desemprego provocados pela crise agravada com a pandemia.
Sobre a pauta específica, mesmo que muitos servidores apoiem a iniciativa do teletrabalho, quando ele é aplicado de forma generalizada e sem racionalização, acaba sujeitando trabalhadores a condições inadequadas para exercício da função. E mais, ao afastar o servidor do local de trabalho, o teletrabalho acaba impactando sobremaneira a participação do trabalhador na atividade sindical.
A Fenajufe debaterá com a organização dos Webnários uma forma de ampla transmissão para garantir máximo acesso da categoria aos debates sobre “O serviço público em tempos de pandemia”.
Fenajufe Serviços:
O quê? webnários “O serviço público em tempos de pandemia”
Quando? 6 de junho de 2020
Onde? Espaço Virtual via Zoom:
– Minas Gerais, às 10h
– São Paulo, às 14h
– Rio de Janeiro às 16h
Com informações da Fenajufe