Os coordenadores da Fenajufe Fernando Freitas, Isaac Lima e Leopoldo de Lima participaram, nesta terça-feira (18), da reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social – que ocorreu na Câmara do Deputados. O objetivo foi fortalecer a luta contra a reforma da Previdência (PEC 6/2019) e projetar os próximos passos depois do parecer apresentado pelo relator Samuel Moreira (PSDB-SP).
Consenso entre os participantes foi a necessidade de unir forças e ocupar espaços: cobrar os parlamentares em suas bases eleitorais, pressionar nos aeroportos, colocar cartazes dos que são a favor da reforma e, assim, reforçar a insatisfação contra a PEC. A proposta alivia para os banqueiros e mercado financeiro enquanto ataca os trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos.
A Fenajufe pôs no ar, dia 5 de junho, campanha nacional aprovada no 10º Congrejufe contra a reforma da Previdência. O material está sendo publicado nas plataformas sociais na internet como Facebook, YouTube e Instagram. A Federação já prepara uma nova etapa da campanha de mídia baseada no texto apresentado pelo relator.
ADI 2238
A necessidade do adiamento da análise da ADI 2238 – que permite a redução da carga horária do servidor público e consequente subtração de valores do salário – foi outro ponto alertado pela Fenajufe no encontro. Ação conjunta dos coordenadores busca apoio ao pedido de retirada de pauta a ser enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Da Fenajufe