Por Marcela Cornelli
O desempenho de alunos com 15 anos foi avaliado em 32 países e o Brasil ficou com uma das piores posições, superando apenas a Macedônia, Indonésia, Peru e Albânia. Do total das crianças brasileiras que cursam a quinta série do ensino fundamental, 64% não sabem ler, nem escrever. Os dados foram divulgados nesta sexta pela manhã pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Gastão Vieira (PMDB-MA), e estão no relatório do grupo de trabalho que discute o tema “Alfabetização Infantil: os novos caminhos”.
Segundo o documento, enquanto os outros países alcançaram média quatro, na avaliação dos alunos em relação à compreensão de texto, o Brasil ficou com média dois, sendo que 25% ainda tiveram médias inferiores a um.
Os dados do relatório serão discutidos na semana que vem, durante o seminário “O poder legislativo e a alfabetização infantil: os novos caminhos”, promovido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Especialistas de cinco países participarão do seminário.
Da Redação com informações da Agência Brasil