Em Assembleia realizada sexta-feira, 17, na Justiça Federal, os servidores decidiram intensificar a luta para garantir a aprovação da reposição salarial no Senado, marcando Atos para hoje (JE) e amanhã (JT) e Assembleia na quarta (JF) para definir os rumos da mobilização com base nas notícias de Brasília no início desta semana (VEJA ABAIXO).
A semana começa com o projeto de reposição salarial aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e aguardando parecer do relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O projeto também já foi incluído na pauta da CAE desta terça-feira (21/6), agendada para 10 horas. Porém existe o compromisso da presidente da Comissão, senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR), de antecipar a sessão para as 9 horas.
Servidores de Santa Catarina viajam hoje a Brasília para se integrar ao esforço dos demais sindicatos no sentido de pressionar os senadores. Na internet a pressão é constante e nova mobilização maciça vai acontecer nesta terça-feira (21/6) através das redes sociais.
No balanço das atividades no Senado, a semana começa com a seguinte contabilidade na coleta de assinaturas para a urgência do projeto: dos 54 senadores necessários, até o momento 39 assinaram o requerimento de urgência que pode levar o projeto diretamente para o plenário do Senado.
Senadores que confirmaram a assinatura nesta semana:
– Lídice da Mata (PSB/BA) – líder do bloco Socialismo e Liberdade – representa 10 senadores
– Omar Aziz (PSD/AM) – líder do bloco Democracia Progressista – representa 11 senadores
Há ainda a promessa do líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), de assinar a urgência, o que representaria mais 19 senadores, se cumprida.
O SINTRAJUSC convida todos os servidores a participar dos Atos e da Assembleia para reforçar as atividades e apoiar os colegas que estarão em Brasília pressionando os senadores a aprovar a reposição salarial. O tempo corre contra nós, mas conta a nosso favor a capacidade de mobilização que já demonstramos em outras ocasiões.
A categoria pode pressionar os senadores através do envio de mensagens de e-mail pelo mecanismo de disparo na página da Fenajufe, aqui. E mais, sindicatos e Federação devem trabalhar para garantir quorum e aprovação na CAE na terça-feira. Para isso, é necessário pressionar antecipadamente a presença e apoio dos componentes da Comissão pela aprovação dos projetos e da urgência. A lista de membros da CAE pode ser acessada aqui. A composição da Comissão pode também ser conhecida neste link.
AGENDA DA MOBILIZAÇÃO