Nesta quinta-feira (17/11) completa um ano que o Congresso Nacional manteve o veto da então presidente Dilma Rousseff ao reajuste dos servidores, o PLC 28/2015. Mesmo com uma mobilização histórica que reuniu servidores de todo o País ao longo de 116 dias com atos e manifestações – nos estados e em Brasília – os parlamentares disseram “não” aos servidores e votaram sim, pela manutenção do veto.
Começava a negociação que reduziu percentuais e parcelou ainda mais o reajuste, que ao fim, nada mais foi que a reposição de parte das perdas salariais acumuladas, da categoria. A reposição finalmente viria em 20 de julho, quando o presidente da República interino, Michel Temer, sancionou sem vetos o reajuste dos servidores do Poder Judiciário federal e do Ministério Público da União, respectivamente PLCs 29/16 e 26/16.
Agora, a Fenajufe quer manter vivo aquele momento em que a Alameda dos Estados e o gramando em frente ao Congresso Nacional foram tomados por uma categoria unida em torno de um ideal, de um objetivo.
O Projeto Memória Fenajufe vai reunir registros fotográficos, audiovisuais e principalmente, as impressões dos servidores do PJU e MPU sobre a mobilização histórica. A Fenajufe vai receber, até o dia 5 de dezembro deste ano, poemas, contos e artigos que tratem das mobilizações de 2015 pelo reajuste dos servidores do PJU e MPU.
O material será publicado no dia 8 de dezembro, data em que a Fenajufe completa 24 anos de criação e marca a abertura do ano do jubileu de prata da Federação, com programação a ser divulgada. Na data também é comemorado o Dia da Justiça.
Participe, envie seu artigo – ou outra modalidade em texto – para o e-mail fenajufe25anos@fenajufe.org.br
Luciano Beregeno
Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe