Desmonte da CLT: Reta final para pressionar os senadores de SC

Pressão nos senadores catarinenses:

No dia 6, segundo dia de debate em plenário no Senado sobre o PLC 38/2017, que modifica cerca de 200 dispositivos da CLT, o relator da proposta, Romero Jucá, não acatou nenhuma das 179 emendas sugeridas ao texto pelos parlamentares.
Com objetivo de pressionar os senadores a votarem NÃO ao projeto, em Santa Catarina diferentes entidades sindicais e dos movimentos sociais, assim como o Fórum de Lutas em Defesa dos Direitos, do qual o Sintrajusc participa, organizaram em diferentes cidades mobilizações de âmbito nacional e locais, em 15 de março, em 24 de maio, no #OcupaBrasília, o ato cultural de 20 de junho em Florianópolis, e as greves gerais de 28 de abril e 30 de junho. Ainda assim, o senador catarinense Paulo Bauer (PSDB) afirmou à imprensa que aqui no estado não se sentia pressionado em votar contrário à proposta.

Para mostrar que o parlamentar não está por dentro do que os trabalhadores querem, a direção do Sintrajusc convida os servidores no Judiciário Federal a contatar os três senadores catarinenses Bauer e  Dalírio Beber (PSDB) e Dário Berger (PMDB). É muito importante conversar com familiares e pedir que esse contato seja feito por telefone, email, mensagens via whats app ou redes sociais até terça-feira (11), priorizando as regiões e municípios onde obtiveram maior votação, sendo Paulo Bauer em Joinville, Florianópolis e Blumenau, Dário Berger em Florianópolis, Joinville, São José e Lages e Dalírio Beber, que assumiu como suplente de Luiz Henrique, que teve grande votação em Joinville, mas também recebeu a maioria dos votos do eleitorado em cidades pequenas como Ouro Verde, Sul do estado, e Timbó Grande, região Norte.

De acordo com o Dieese, a contrarreforma:

– revoga o princípio que protege o trabalhador perante o empregador, reduzindo a proteção do Estado aos trabalhadores e aumentando as garantias e a liberdade de ação das empresas nas relações de trabalho;

– reduz o poder de negociação e contratação coletiva dos sindicatos, prevê a possibilidade de acordos individuais – inclusive verbais sem exigência de participação dos sindicatos na homologação de rescisões, condiciona a contribuição sindical à prévia concordância dos trabalhadores e a constituição de uma forma de representação dos trabalhadores independente do sindicato;

– rebaixa direitos previstos em lei, dando a possibilidades de prevalecer o negociado sobre o legislado;

– possibilita ampliação da participação de contratos atípicos e do trabalho autônomo nas formas de contratação existentes no mercado de trabalho;

– restringe a atuação e o poder normativo da Justiça do Trabalho, assim como ao acesso dos trabalhadores ao judiciário trabalhista;

Vamos todos para a reta final, lutar pelo que é de direito dos trabalhadores! Entre em contato com os parlamentares:

Contatos Senadores de SC:

Paulo Bauer: (61) 99976-0944  –  (61) 3303-6529/6530

e-mail:  paulo.bauer@senador.leg.br