O Sintrajusc promoveu nesta quinta-feira, 18 de agosto, o Encontro dos Aposentados e Pensionistas, com 20 participantes, para eleger delegados e suplentes para o 8º Congresso. Colocaram o nome à disposição Elça de Andrade Faria (JT), Caio Teixeira (JT), Marilena Soares (JT), Manoel Prazeres (JF) e Maria Lúcia Lemos Haygert (JT). No Encontro, os colegas debateram temas como a recomposição salarial, as ações judiciais e a necessidade de luta constante pela manutenção da paridade e integralidade, evitando perda de direitos.
A integralidade é a percepção de proventos e pensão iguais à totalidade da remuneração do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria ou o falecimento. Os novos servidores já não têm esse direito garantido, tendo que contribuir para previdência privada para manter a integralidade. Já a paridade é a concessão dos aumentos e reajustes atribuídos aos servidores ativos também aos proventos e pensões.
No Encontro o Coordenador do Sindicato Paulo Roberto Koinski falou sobre a luta pela data-base, que será um dos temas do Congresso e interessa aos aposentados e pensionistas. Já o Assessor Jurídico do Sintrajusc, Fabrizio Rizzon, deu esclarecimentos sobre ações coletivas que tramitam na justiça.